Costa Rica

Costa Rica
Costa Rica
Costa Rica

País de montanhas e verdes vales, vulcões activos e durmientes, bosque lluvioso e nuboso, areas secas e pântano de manglares, praias intactas em ambas costa, o Pacífico e o Atlántico asi como cordilleras com montanha de até quase 4000 metro de altura. Cidade cosmopolitas e povos rurais bem como Parques Nacionais facilmente acessíveis.

Devido a sua função como ponte terrestre entre Norte e Sudamérica, Costa Rica é um dos paises com maior biodiversidade do mundo em um território tão pequeno.

850 espécie de aves, mais que em tudo USA e Canada juntos, ao redor de 1200 espécie de borboletas, 10% de todas as espécies do mundo, mais que em todo o continente Africano, 237 espécie de mamíferos, incluindo as 6 espécie de gatos do Continente Americano, 378 espécie de anfibios e reptiles e 130 espécie de peixes de água doce. 12000 espécie de plantas conhecidas: ainda não completadas.

Costa Rica foi um dos primeiros países em Latinoamérica em reconhecer a importância da protecção dos recursos naturais e no aplicar consequentemente. Quase o 25% da superfície terrestre e parte da zona marítima do país têm sido declarados Parques Nacionais e Zona de Protecção desde os anos 70. Ademais há várias iniciativas privadas que se dedicam a proteger o médio ambiente, muitas vezes com a ajuda de organizações internacionais ou universidade.

O Sistema de Parques Nacionais é parte do Ministério de Ambiente e Energia MINAE. O departamento a cargo é o SINAC (Sistema Nacional de Areas de Conservação). Têm sido definidos 11 Areas de protecção, as llamdas «Areas de Conservacíon». Dentro destas áreas que são administradas regionalmente se encontram os Parques Nacionais, as Reservas Biológicas, Refúgio de Vida Silvestre bem como um grande número de zonas protectoras mais pequenas.