Ermita d’Enclar

Ermita d'Enclar
Ermita d’Enclar

Uma boa desculpa para fazer turismo cultural em Andorra é visitar a Ermita d’Enclar acessível graças a uma ferrata bem equipada e exigente construída no ano 2.000.

A Ermita d’Enclar tem sido restaurada recentemente, intervindo-se sobretudo na coberta do edifício. É uma construção do século X cujo elemento mais reseñable é o campanario cilíndrico de um sozinho corpo. Por seu tipología assemelha-se a outras próximas como a de Santa Coloma d’Andorra e o de Sant Martí d’Ars, já em território catalão.

Para chegar, há que ir em direcção a Santa Coloma. Uma vez ali, seguimos as indicações para o cemitério ou a via ferrata até chegar ao Carrer dels Barrers. Ao final desta rua encontrar-vos-eis com o ponto de saída da via. Há um pequeno estacionamento para veículos.

Uma vez finalizada a via, não dejeis de visitar a poucos metros a Ermita de Santa Coloma d’Andorra que é, provavelmente, a estampa mais conhecida do património románico andorrano.

A igreja de Santa Coloma é de difícil datación. Apresenta, desde o ponto de vista construtivo, muitas semelhanças com a Ermita de Sant Vicenç d’Enclar e seu tipología coincide, assim mesmo, com a de outras igrejas rurais construídas entre os séculos VIII e X nos condados da Marca Hispânica. Com estes escassos dados só podemos afirmar que nos encontramos ante um templo prerrománico cuja construção começou em um momento indeterminado entre os séculos VIII e X. Dessa época ficam a nave e o muro Este do ábside. Posteriormente, na segunda metade do século XII, sofreria uma grande reforma da qual se conservam os muros Norte e Sur do ábside, o campanario de estilo lombardo e o muro Sur que fecha o porche. A quase totalidade da decoración mural do ábside foi adquirida por um coleccionista privado.

Setembro 2012
lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
Andorra 1 2 Km. 300 m. 300 m. Alta Recorrido Circular
Setembro 2012
lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Andorra 1 2 Km.
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
300 m. 300 m. Alta Recorrido Circular