Romênia

Rumanía
Rumanía
Romênia

Rumania está dividido em três região principais, a meseta de Transilvania, no centro do país; os Cárpatos que rodeiam a meseta central e se estendem para o Norte e o Sur e as terras baixas do Oeste e Leste.

O Danubio, principal rio de Rumania, forma a maior parte da fronteira com Bulgária e é usado para o transporte e a geração de energia hidroeléctrica. Actualmente, o Delta do Danubio tem sido incluído na listagem da UNESCO de lugares qualificados como Reserva da Biosfera, com o nome de Reserva da Biosfera Transfronteriza do Delta de o Danubio. Conta com uns 2.733 km² de superfície estritamente protegida repartida entre 18 zona. Outros rios importantes são o Mures e o Olt. Também há mais de 2.000 lago no país.

O clima oscila entre temperado e continental, segundo a região do país, sendo os Cárpatos um dos principais condicionantes do clima. As precipitações oscilam entre 1.000 mm em algumas áreas montanhosas e menos de 400 mm em a costa do Mar Negro.

O relevo de Romênia está dividido em áreas com percentagem similar de montanhas, colina e planície. Esta diversidade geográfica se reflete também na diversidade da flora e fauna de Romênia. O país tem a população de Ursus arctos mais grande de Europa, enquanto as Rupicapra também se podem encontrar nos Cárpatos.