Parque Natural do Desert de lhes Palmes

Parque Natural del Desert de les Palmes
Parque Natural del Desert de les Palmes
Parque Natural do Desert de lhes Palmes

O Parque Natural do Desert de lhes Palmes está situado na província de Castellón e ocupa parte de cinco termo municipais: Benicassim, Cabanes, A Pobla Tornesa, Borriol e Castelló da Plana.

Está enclavado em uma serranía litoral da comarca da Plana Alta, paralela à costa, com abundantes cristas e roquedos.

Sua localização geográfica, converte-o em um lugar especial onde os habitantes dos diferentes municípios vêm a diário a desfrutar das riquezas históricas, naturais e paisajísticas que convidam a observar, caminhar e escutar todos os valores que este espaço natural esconde.

Por todo isso, no ano 1989 entrou a fazer parte da rede de espaços naturais da Comunidade Valenciana. A superfície protegida ocupa um total de 3.200 tem., atingindo sua cota máxima no bico do Bartolo com 729 m.

Seu vulnerabilidad ambiental é visível devido aos últimos incêndios ocorridos nos anos 1985 e 1992, que têm deixado com isso uma mostra de bosque e matorral em processo de regeneração. Na actualidade pode-se apreciar uma boa recuperação da coberta vegetal.

Pode-se chegar ao Centro de Informação, do Lugar Natural do Desert de lhes Palmes (no km 8 da CV-147), desde vários pontos:

Na estrada N-340, em direcção a Barcelona, uma vez passado Castellón e dantes de atingir a localidade de Benicàssim, apanha-se a estrada CV-147 que decorre pelo P.N Desert de lhes Palmes e passa pela Ermita da Magdalena.

Desde a autopista AP-7,acede-se através da saída 46 (Castellón Norte-Benicàssim), e se contínua em direcção Benicàssim.

Desde Benicàssim, pode-se aceder ao lugar pelo outro lado da mesma estrada (CV-147) que sai desde o povo.

Também se acede ao Lugar Natural desde Borriol, A Pobla Tornesa ou Cabanes pela estrada CV-10 que enlaça com a estrada CV-148 à altura de Cabanes, neste caso a estrada é um caminho rural e ainda que está asfaltado é muito estreito.