Parque Nacional de Yosemite

Parque Nacional de Yosemite
Parque Nacional de Yosemite
Parque Nacional de Yosemite

O parque cobre uma área de 3.081 km² e estende-se através das laderas orientais da corrente montanhosa de Serra Nevada (Estados Unidos). É visitado por mais de 3 milhão de pessoas a cada ano, e a grande maioria só percorre a parte do vale Yosemite. Foi denominado Património Mundial da Humanidade em 1984 e é reconhecido internacionalmente por seus alcantilados de granito, salto de água, rio cristalinos, bosque de sequoias gigantes e a grande diversidade biológica (cerca do 95% da área do parque está denominada zona selvagem). Foi o primeiro parque disposto pelo governo federal dos Estados Unidos e através do trabalho de pessoas como John Muir foi um ponto relevante no desenvolvimento da ideia de parques nacionais.

Yosemite é um dos hábitats maiores e menos fragmentado em Serra Nevada, e possui uma grande diversidade de plantas e animal. O parque tem em média uma elevação de 600 a 4000 metro e contém cinco zona principais de vegetación: área arborizada de robles, vegetación de baixa montanha, vegetación de alta montanha, vegetación subalpina e vegetación alpina. Das 7.000 espécie de plantas de Califórnia, cerca do 50% encontram-se em Serra Nevada, e mais de 20% dentro do Parque Yosemite.

A formação geológica da área é de rochas de granito e remanentes de rochas mais antigas. Faz aproximadamente 10 milhão de anos atrás, Serra Nevada sofreu uma elevação e depois foi inclinada até formar as laderas relativamente suaves do oeste e as laderas mais pronunciadas do este. A elevação acentuou o grau de inclinação dos rios e arroio, formando canhões estreitos e profundos. Faz um milhão de anos atrás, a neve e o gelo acumulou-se formando glaciares nos prados alpinos mais elevados e moveram para abaixo os vales dos rios. O movimento descendente da massa de gelo cortou e esculpiu o vale em forma de Ou que atrai hoje em dia a grande quantidade de visitantes por sua particular paisagem.

Possui mais de 1.300 km de caminhos marcados pelos quais se pode andar. Existem 5 secções bem diferenciadas para os visitantes:

– Yosemite Valley
– Wawona/Borboleta Grove/ Glacier Point,
– Tuolumne Meadows,
– Hetch Hetchy,
– Crane Flat/White Wolf.