É o parque mais antigo de Polónia onde podemos visitar o bosque através de numerosas rotas para percorrer a pé ou em bicicleta.


No Leste de Polónia, justo na fronteira com Bielorusia, podemos visitar o Parque Nacional de Bialowieza (PNB). É o parque nacional mas antigo de Polónia (ano 1932) e abarca uma superfície a mais de 10.000 hectare, 6.000 das quais têm uma protecção muito estrita.
O parque protege um bosque primário típico da planície européia com uma variedade inigualable de setas, planta e animal, alguns dos quais só podemos os encontrar aqui.
O símbolo do parque é o bisonte, o mamífero maior de Europa. Uns 380 instância destes mamíferos vivem aqui em liberdade, sendo a população mais numerosa do mundo.
Todas estas características levaram no ano 1977 ao declarar Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO e em 1979 Património Cultural da Humanidade.
Não podemos esquecer que o bosque se estende também em território bieloruso sendo esta zona de maior extensão e a mais difícil acesso.
No parque podemos visitar o bosque através de numerosas rotas para percorrer a pé ou em bicicleta. A zona de maior protecção só pode ser visitada com a companhia de uma guia que se pode contratar na entrada do parque. Os preços são por grupo independentemente do número de pessoas e podemos encontrar facilmente guia em espanhol.
Outras zonas de interesse são o Parque do Palácio de finais do século XIX, o museu da natureza e o bosque e a reserva e o refúgio de bisontes.
O Bialowieza podemos encontrar infinidad de lugares onde pernoctar, desde um estupendo hotel com piscina e spa, até habitação em casas particulares passando por pensão de todo o tipo. Também existe algum restaurante e algum pequeno comércio.
A parte dos caminhos que vos recomendamos a seguir, existem infinidad deles por todo o parque, uma boa opção é fazer com um mapa da zona, se podem comprar em qualquer das lojas à entrada de parque. Outra interessante opção é alugar uma bicicleta, que podemos encontrar em algumas pensões e loja e nos perder por este magnífico bosque único em Europa.
Olá. Vou visitar o P. N. de Bialowieza do 16 ao 20 de Agosto. E por suposto quero visitar a parte protegida do bosque que como sê só se pode visitar com guias especializados. É fácil encontrar guias que falem espanhol nessas datas sem fazer nenhum tipo de reserva prévia?. Tenho tentado fazer uma reserva nestes dias através da página oficial de guias de Bialowieza e tanto meu banco como o seu me cobram uma percentagem muito alta em comissões, já que é uma transferência internacional. Um saúdo e obrigado.
Faz em uma semanas que estive a visitar a zona de Bialowieza e me pareceu um lugar muito mágico. Não só pela presença das inumeráveis espécies de animais, senão pelo bosque primitivo. Foi como viajar ao passado. Uma experiência muito recomendada.
Fizemos uma visita com uma guia, pudemos avistar aos bisontes e aprender muito sobre o meio.
Muito obrigado por vosso pós! Alegrou-me encontrar outros lugares onde compartilhem boa informação sobre este paraíso de Polónia.
Olá. Pôde fazer o percurso com uma guia que falasse espanhol? Se é assim, como o reservou? Muito obrigado.
Ao final reserve-o estando já ali, mas se queres fazer a excursión de 18-20 km., reserva-a antecipadamente.
Olá! Vou visitar Bialwieza em agosto e não tenho claro qual é a melhor opção para visitar a parte protegida, por um lado há uma visita de 20km e 6 hora de duração e outra de uns 4km e 3 hora de duração. Por outro lado, que excursión devo apanhar para ver animais como bisontes, alces e outros?
Muito obrigado de antemão.
Informação correcta e uma das razões pela que me saltei minha visita ao bosque do lado Polaco.
Olá, boas tardes! Eu vou ir ali em 20 dia. Minha pergunta é, somente há bisontes na zona protegida? Porque minha ideia era a de acampar em alguma pradera para poder encontrá-los. Obrigado de antemão
Ao que parece actualmente está a devastar-se o bosque do Parque Nacional de Bialowieza na zona de Polónia. O governo de Polónia assegura que as devastas protegem o bosque das plagas de insectos que atacam às árvores. Não há nenhuma necessidade que a indústria maderera intervenha em um processo que na natureza se maneja com a interacção das diferentes espécies que o habitam, que interactúan e procuram equilíbrio. A intervenção das motosierras só significa ganhos para os madereros. Desde que mudaram as leis de bosques, devasta-a multiplicou-se por três no país.
Olá!
Planeo visitar o bosque muito cedo e esta informação é da mais completa que tenho encontrado em internet.
Quisesse saber, já que não me fica claro este ponto, se absolutamente todos os itinerarios aqui descritos devem se realizar acompanhado de uma guia ou é possível realizar algum por livre. O escritório de turismo informou-me uma pouco via email, mas segundo essa informação, para ver aos bisontes é necessário um tour que precisa de veículo e que dura umas 6 hora. A parte da beleza paisajística, interessa-me muito poder observar a fauna.
Obrigado pela ajuda de antemão!
Olá, os únicos caminhos que são obrigatórios os fazer com guia são os da Zona Protegida. Saludos