Grécia é maioritariamente montanhosa e conta com várias correntes entre elas os Alpes Dináricos.


Geográfica e climaticamente o território grego é muito variado. Contando com 9.000 ilha, islotes e afloramientos rocosos, 15.021 km de costa (mais de 16.000 km de costa incluindo os afloramientos rocosos), sendo o segundo de Europa depois de Noruega e décimo do mundo por trás de Estados Unidos em longitude costera.
O mar Egeo tem sido de grande importância na história e desenvolvimento da cultura e civilização helenística.
Grécia é maioritariamente montanhosa e conta com várias correntes entre elas os Alpes Dináricos ao oeste (os quais por médio de ilhas mudam de direcção para o sudeste ao sul do Peloponeso); monte Ródope, a corrente do Olimpo entre outras. Grécia é o país de Europa com maior número de bicos montanhosos.
Sua maior altura encontra-se na corrente do Olimpo, no monte Mytikas 2.919 msnm, sendo este o quarto de Europa em prominencia (altura real da base à cimeira) superado só pelo Mont Blanc, o bico Mulhacén e o Monte Etna. Sua altura de prominencia é de 2.919 coincidindo com sua altura s.n.m. já que sua base encontra-se a 0 msnm.
1. Alpes Dináricos

Os Alpes Dináricos ou Dinárides forma uma corrente montanhosa no sul de Europa, abarcando áreas de Eslovénia, Croácia, Bósnia-Herzegóvina, Sérvia, Montenegro, Kosovo e Albânia.
Estendem-se 645 km ao longo da costa do mar Adriático ( direcção nordeste-sudeste), desde os Alpes Julianos no nordeste até o maciço montanhoso Sar - Korab, onde a montanha muda de direcção (norte-sul). O monte mais alto dos Alpes Dináricos é o Prokletije, situado na fronteira de Montenegro oriental e Albânia setentrional, com o bico chamado "Crista do Lago" a 2.692 metro.
Os Alpes Dináricos constam da mais acidentada e extensa área montanhosa de Europa aparte do Cáucaso, os Alpes e as Montanhas escandinavas. Formaram-se durante grande parte de era-a Mesozoica e Era Cenozoica rocha sedimentarias de dolomita, caliza, areia, e conglomerados formados por mar e lago que uma vez cobriram a área. Durante os movimentos de terra alpinos que sucederam faz de 50 a 100 milhão de anos, imensas pressiones laterais dobraram e desmoronaron as rochas em um grande arco ao redor do velho e rígido bloco do nordeste.
Os Alpes Dináricos foram sacados à luz mais ou menos como correntes montanhosas paralelas, se esticando como colar desde os Alpes Julianos até área de Albânia setentrional e Kosovo onde o terreno montanhoso se afunda para ir às águas do Drin e dos campos de Kosovo. As montanhas Šar e Korab ascendem e o terreno montanhoso continua para o sul até o Pindo de Grécia e as montanhas do Peloponeso e Creta, Rodas até o Tauro ao sul deTurquía.
2. Pindo

Pindo é uma cordillera do norte de Grécia que corre de norte a sul ao longo de 160 km, entre o mar Jónico e o mar Egeo, formando o centro do país, e com frequência era chamado na antigüedad a "coluna vertebral de Grécia". Estão consideradas uma derivação dos Balcanes. a máxima elevação desta cordillera é o monte Smolikas, que atinge uma cota de 2.637 m.
Antigamente constituía a fronteira entre Tesalia e o Epiro e marcava o limite de Atamania. Parte-a norte foi chamada Lacmón ou Lacmos (Lacmus) e era o lugar de nascimento de cinco dos principais rios de Grécia: Haliacmón, Peneo, Aqueloo, Aracto e Aous. A parte ao sul da anterior foi chamada Cercetión (latín Cercetium); a parte mais ao sul foi chamada Tinfresto (Tymphrestus, modernamentr Velúkhi) e estava dividida nas correntes de Otirs e Eta. Mais ao sul dividia-se em dois ramos que já não estavam consideradas parte das montanhas Pindo.
Posse romana e bizantina, na Idade Média caiu em mãos dos eslavos e búlgaros e depois, no 1205, do Despotado de Epiro, para acabar sendo finalmente posse otomana. Passou a Grécia em 1913, ao final da guerra dos Balcanes. Na segunda guerra mundial na região das montanhas Pindo estabeleceu-se o Principado do Pindo e Voivodía de Macedonia.
3. Creta

Creta é uma ilha situada no mar Egeo, a ilha maior de Grécia e a quinta em tamanho do mar Mediterráneo, também conhecida até início do século XX com o nome de Candia topónimo deriva do latín candidus (alvo) que lhe foi dado durante o medioevo inicialmente pelos marinhos e comerciantes italianos pela blancura de sua terra era chamada "cándida".
Possui uma superfície de 8.300 quilómetros quadrados, uma costa de 1.040 quilómetro, e uma população de uns 600.000 habitante.
Creta é uma ilha que apresenta cotas próximas aos 2.500 metro no Monte Ida (2.460 metro) e em Levká Óri (2.452) e uma altitude média a mais de 200 metro em grande parte da superfície da ilha. Seu relevo está configurado em grande parte pela actividade sísmica, responsável por suas 1.040 quilómetro de recortadas costa e de suas planícies fragmentadas.
Seu rio mais importante é o Mesara. Entre seus golfos sobresalen o de Olha belo (Mirampéllou), o Chanión (Khanión), e as baías de Mesara e de Almyroú. Seus cabos mais importantes são o Spátha (Ákra Spánta), o Líthinon (Ákra Lithino), o Stavros e o Sideros (Ákra Sideros).
Seu clima é mediterráneo, mas o norte é mais húmido que o sul devido à menor incidência dos raios solar (vertente de umbría ao norte e de solana ao sul); também a zona oeste (vertente de barlovento) é mais húmida que a oriental. A forma alongada da ilha (265 quilómetro de longitude) dá origem a um defícit hídrico na zona oriental como encontra-se a sotavento dos ventos do oeste.
4. Monte Ida

O monte Ida ou Ida cretense, por oposição ao Monte Ida de Turquia (ou Ida frigio), actual monte Psiloritis, alça-se no vale de Amari, no centro da ilha grega de Creta. É o bico mais elevado da ilha, com uma altura de 2.456 metro. É o monte com a mais alta prominencia de Grécia. A meseta de Nida e o bosque de Ruva sest´na no lado esteobre a equipa do este. O observatório da universidade de Creta está localizado no bico secundário Skinakas. Seu imponente maciço ocupa a parte central da ilha, nos territórios das prefecturas de Heraklion e Rétino Zeus.
5. Rodas

A ilha de Rodas é a ilha grega mais extensa do Dodecaneso. A capital da ilha chama-se também Rodas e é igualmente a capital do nomo do Dodecaneso.
Rodas estende-se em direcção NE-SO ao sul da costa turca, em frente à antiga região de Caria, da que a separa um canal de 15 km de largura. Tem uma longitude de 78 km, seu largo é de 39 km (entre os cabos Monolithos e Lindos) e uma extensão global de 1398 km². A distância que a separa de Atenas é de 490 km.
Uma corrente montanhosa discontinua atravessa a ilha em direcção N-S. O bico mais alto situa-se na vertente ocidental e chama-se Ataviros (1215 m). Rodas não possui grandes correntes de água senão mais bem torrente que estão em sua maior parte secos durante o verão.
A população total da ilha no ano 2000 era de 174.000 habitante. A da capital situava-se em 60.000 habitante.
Em Rodas encontrava-se uma estátua de dimensões extraordinárias (ver Coloso de Rodas). Era uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e a tradição conta que foi destruída depois de um terramoto.
6. Montanha Ródope

Os montes Ródope ou montanha Ródope são um maciço montanhoso da antiga Tracia e da actual Bulgária e Grécia, limitado pelos vales do rio Mesta ao oeste e do rio Maritsa ( o antigo Hebro, Evros/ Meriç) ao norte e ao este.
7. O Monte Olimpo

O Monte Olimpo (também transliterado como Olýmpos, que significa "o luminoso") é a montanha mais alta de Grécia e segunda dos Balcanes (depois do Musala de Bulgária, 2925 m),2 com 2917 m1 de altitude. Situado entre as regiões gregas de Tesalia e Macedonia, é reserva natural grega desde 1938 e património natural da União Européia desde 1981, em sua categoria de reserva da biosfera.
O bico mais alto é o Mitikas (2917 m), o mais alto de Grécia, e o segundo o bico Eskolio (2912 m). O monte Olimpo é rico em vegetación, especialmente endémica.
A mitología grega situava no Olimpo o lar dos deuses olímpicos, os principais deuses do panteón grego, presididos por Zeus. Os gregos achavam que nele tinha construídas mansão de cristal na que moravam os deuses. É o análogo espiritual do mundo superior na cosmología chamánica.