Grande Cañon do Colorado

Gran Cañon del Colorado
Gran Cañon del Colorado
Grande Cañon do Colorado

O Grande Cañon (the Grand Canyon) é uma vistosa e escarpada garganta escavada pelo rio Colorado no norte de Arizona, Estados Unidos. O Canhão está considerado como uma das maravilhas naturais do mundo e está situado em sua maior parte dentro do Parque Nacional do Grande Canhão (um dos primeiros Parques Naturais dos Estados Unidos). O presidente Theodore Roosevelt foi o maior promotor da área do Grande Canhão, visitando-o em numerosas ocasiões para caçar pumas ou para gozar da impressionante paisagem.

O canhão foi criado pelo rio Colorado, cujo cauce socavou o terreno durante milhão de anos. Tem uns 446 km de longitude, conta com cordilleras dentre 6 a 29 km de largura e atinge profundidades a mais de 1.600 m. Para perto de 2.000 milhão de anos da história da Terra têm ficado expostos enquanto o rio Colorado e seus tributários ou afluente cortavam capa depois de capa de sedimento ao mesmo tempo que a meseta do Colorado se elevava.

Aparte da visita turística ocasional ao borde sul com seus 2.134 metro sobre o nível do mar, o rafting ou descenso de rios e o excursionismo são actividades especialmente populares. O fundo do vale é acessível caminhando, em mula ou em barca descendo desde a parte superior do rio. Os servidores públicos do parque não aconselham realizar em um sozinho dia a excursión de descer ao cauce do rio e voltar a subir devido à distância, o esforço requerido e o perigo de agotamiento por calor pelas altas temperaturas que se atingem no fundo. Inclusive as excursiones pela borda devem fazer-se com cuidado em certos pontos; com frequência há sinais de perigo ao longo das pistas que percorrem as bordas do canhão.

Existem empresas que organizam descensos em rafting do rio, geralmente em barcas para 15 pessoas equipadas com motor fueraborda, costumam partir de Lê s Ferry e chegam até Diamond Creek durando a viagem uns 6 dia. As barcas equipadas unicamente com remo costumam demorar umas 2 semana em completar a viagem. Também existem empresas que organizam excursiones para turistas em helicóptero ao Grande Canhão.