Bulgária

Bulgaria
Bulgaria
Bulgária

Bulgária encontra-se em uma encrucijada de culturas, como cabe esperar do facto de contar com fronteira com cinco país diferentes: Turquia, Grécia, República de Macedonia, Sérvia e Romênia. Ao Norte, sua fronteira vem delimiatada pelo Danubio, e ao Leste, pelo Mar Negro. Esta posição geográfica colocou-a no centro das numerosas disputas fronteiriças típicas dos Balcanes ao longo de sua história, e situa-a ademais no ponto de contacto entre Europa e Ásia, especialmente com Turquia.

Ainda que é conhecida por seu recente passado comunista ou por seu baixo nível de desenvolvimento em comparação com Europa, em realidade é um país que tem muito que oferecer em termos de sua história, gastronomia e natureza. Por outro lado, seus constantes esforços de modernização e sua recente incorporação à União Européia, fazem que nestes momentos se possa observar um país que muda praticamente dia a dia, com enormes contrastes entre umas zonas e outras.

Dois sistema montanhosos percorrem o país de Oeste a Leste, deixando no centro do mesmo a planície Tracia. A cordillera balcánica, ao Norte, marca o limite com o vale do Danubio, cuja ribera direita fica em Bulgária, estando a esquerda em Romênia. Os montes Rodopes, ao Sur, e as montanhas de Pirin, ao Sudoeste, ocupam as zonas fronteiriças com Grécia e a República de Macedonia, respectivamente.

Os três parques nacionais de Bulgária são o Parque Nacional Central dos Balcanes, o Parque Nacional Rila e o Parque Nacional do Pirin. Esta última reserva é um imenso território de altiplanos e bosque que se encontram entre os mais antigos de Europa, bem como numerosos lagos. A vida animal (gamuzas, gatos selvagens, urso e ave de presa) e vida vegetal são abundantes e estão bem protegidas. Este parque foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO em 1983.