Volta de Esponellà – Girona

Vuelta de Esponellà
Volta de Esponellà

Itinerario singelo e agradável que passa junto ao rio Fluvià, onde podemos ver uma pequena presa, e pelo povo de Esponellà , que conserva seu carácter rural. Desde as ruínas do castelo de Esponellà divisa-se uma magnífica vista da comarca.

A primeira parte do itinerario conhece-se como Camí de lhes Rescloses (caminho das presas), porque aproveitando o curso do rio se construíram três pequenas presas para produzir energia eléctrica. O castelo de Esponellà (século XI-XVII) é de origem medieval. Foi construído como torre de vigilância, mas no ano 1250 o rei Jaime I deu licença para levantar aqui uma fortaleza. Os restos do edifício dominam as planícies de Esponellà e de Banyoles. Em 1495 existia neste ponto uma capilla dedicada à Virgen da Esperança, muito venerada na zona, mas em 1647, depois do assassinato do párroco de Esponellà, deixou-se de dizer missa nela. Após diversas vicisitudes históricas, o castelo foi abandonado completamente no século XVIII.

O pequeno povo de Esponellà, muito próximo de Banyoles , foi centro de uma importante baronía criada no final do século XIV. Sua igreja de Sant Cebrià conserva elementos románicos e góticos, e nela destaca a portalada com trabalho de forja románica. Também é interessante a ponte medieval sobre o rio Fluvià, de 156 metro de largo. A localidade conserva plenamente seu carácter rural, com campo de cultivo no mesmo centro urbano.

Desde Girona-Norte há que tomar a autovía de Banyoles, C-66. Uma vez passado Banyoles encontramos um desvio à direita (a estrada GIP-5121) em direcção Fontcoberta, Esponellà e Figueres. Uma longa recta leva-nos pelo plano de Martís. À esquerda, um desvio indica «Centre BTT, 1,5 km»; tomamo-lo e cedo chegamos à residência para a terceira idade Pla de Martís, onde podemos deixar o carro. Bem na frente temos a entrada ao antigo Centro BTT (Casa dels Enginyers).

lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
Girona 1 6 Km. 200 m. 200 m. Fácil Recorrido Circular
lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Girona 1 6 Km.
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
200 m. 200 m. Fácil Recorrido Circular