Vereda da Estrela – Cortijo Hornillos

Vereda de la Estrella - Cortijo Hornillos
Vereda da Estrela – Cortijo Hornillos

Serra Nevada foi declarada «Reserva da Biosfera» pela Unesco e em 1999 grande parte de seu território foi declarado Parque Nacional por seus valores botánicos, paisajísticos e naturais. É o maciço montanhoso de maior altitude de toda Europa ocidental após os Alpes. Sua altitude máxima atinge-se no bico Mulhacén, de 3.482 msnm.

O cara norte do maciço é o lugar de nascimento de multidão de rios situados quase todos na cuenca do Guadalquivir: aqui nascem rios como o Nascimento (afluente do Andarax), o Fardes, e o rio Genil, o mais importante de todos; no caras oeste e sul nascem rios pertencentes à vertente mediterránea, como o rio Dúrcal ou Ízbor, o Trevélez, o Poqueira, tributários do Guadalfeo, que também nasce na serra, e os rios Adra e Andarax, com suas respectivos afluentes. Nesta mesma vertente encontram-se a maior parte das quase 50 lagoa de alta montanha existentes na Serra Nevada, muitas das quais dão lugar ao nascimento de rios e arroio.

A maior parte de sua extensão está dentro do Parque Nacional Serra Nevada, ocupando um total de 86.210 hectare; outras 86.000 tem correspondem ao parque natural circundante chegando a um total de 169.239 hectares protegidos. Dentro deste parque encontra-se o Observatório de Serra Nevada, e a estação de esqui situada mais ao sul de Europa, conhecida por suas suaves temperaturas e abundante número de horas de sol.

Nesta rota propões-te um agradável percurso cirular pela Vereda da Estrela até o Barranco de Guarnon, voltando pelo Cortijo de Hornillos. A Vereda da Estrela foi construída em 1890 para servir de via de comunicação com as minas de galena e pirita do a cabeceira alta do vale do Genil. Hoje em dia é um cómodo caminho que permite aos caminhantes adentrarse na ladera norte de Serra Nevada.

Março 2013
lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
Granada 1 16 Km. 750 m. 750 m. Fácil Recorrido Circular
Março 2013
lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Granada 1 16 Km.
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
750 m. 750 m. Fácil Recorrido Circular