Santuário de Àngels

Santuario de Àngels
Santuário de Àngels

Desde Sant Martí Vell subimos para o santuário por uma pista que discurre entre bosque de encinas e pinos.

Els Àngels é o santuário da cidade de Girona por antonomasia, e suas origens perdem-se no tempo. Certa lenda fala do vínculo dos quatro mártires de Girona (Germán, Paulino, Justo e Sicio) com este lugar. Em 1424, o bispo concedeu as primeiras indulgências aos fiéis que contribuíssem donativos para o santuário. Em 1710, durante a Guerra de Sucessão, desapareceu a imagem medieval, e em 1936, durante a Guerra Civil espanhola, o templo perdeu o antigo retablo da Virgen e o Santo Sudario.

Destruído em várias ocasiões, o edifício actual, sem demasiado interesse arquitectónico, está adosado à hostería. Lugar de forte devoción popular e de lazer para os gerundenses, que sobem aqui com frequência, é também uma das excursiones típicas dos colégios das populações próximas e ponto de chegada de marchas populares, tanto a pé como em bicicleta. Foi o lugar escolhido por Salvador Dalí para casar-se com sua adorada Gala. A beleza de Els Àngels radica na panorámica de 360ou que se divisa desde sua situação privilegiada, ao norte do maciço de Lhes Gavarres e a 485 metro de altitude. Em dias despejados podem-se ver desde aqui zona de todas as comarcas gerundenses: a Costa Brava, a planície do Empordà, a serra da Albera com os Pirineos ao fundo, a Garrotxa, o maciço de Guilleries, o Montseny, etc.

Dada sua situação e a proximidade da cidade de Girona, são muitas as vias de acesso ao santuário. Da mesma Girona, partindo de Sant Pere de Galligants e passando pelo vale de Sant Daniel, sai uma das rotas  mais típicas. Também se pode chegar desde Quart, Llambilles, Madremanya, Juià ou Celrà. Um pouco mais abaixo do santuário existe uma área recreativa com jogo para meninos. Sant Martí Vell é um dos povos com mais encanto da comarca. Pequeno e tranquilo, tem casas de pedra e rincão de grande beleza. A igreja actual data de 1433. Em Bordils vale a pena visitar a igreja, de estilo gótico tardio (s. XVI).

lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
Girona 1 10 Km. 485 m. 485 m. Fácil Recorrido de Ida y Vuelta
lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Girona 1 10 Km.
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
485 m. 485 m. Fácil Recorrido de Ida y Vuelta