Santuari do Tallat

Santuari del Tallat
Santuari do Tallat

O santuário do Tallat está situado na cume de uma colina de 788 metro de altitude da serra do mesmo nome, no limite das comarcas de Urgell e a Conca de Barberà. Acede-se através de uma pista de 3,2 km, asfaltada, que enlaça com a estrada comarcal LP-2335, um desvio da C-14 Tàrrega-Montblanc entre as populações de Belltall e Solivella, em plena Rota do Císter. Administrativamente depende de Montblanquet.

A silhueta de pedra branca do santuário é visível desde muitos lugares das comarcas próximas, e o lugar constitui um impressionante olhador da zona.

Documentado desde o 1081, como torre de defesa do Tallat, foi depois um eremitorio. Em 1354, um grupo de devotos da parroquia de Rocallaura, ao que o santuário tem estado sempre vinculado, fundaram a igreja de Santa María do Puig do Tallat. O 1509, os monges do Poblet fizeram-se cargo e continuaram até o 1822. Foi priorato e santuário mariano. Em 1835, com a desamortización de Mendizábal, os terrenos e o santuário foram subastados. A imagem da Virgen do Tallat, de alabastro de cor negro, foi transladada a um camarín da igreja de St.. Lorenzo, em Rocallaura. Outras partes do edifício encontram-se actualmente em diversos lugares como o castelo de Santa Florentina de Canet de Mar, o Museu Cau Ferrat de Sitges ou o cortijo de Misericordia de Reus.

Desde os anos setenta tem sido reconstruído e ordenado pelo labor de um cura, Mosén Benito, que começou para asfaltar seu caminho de acesso. A reconstrução quiçá não tem sido muito ajustada arquitectónicamente, se baseia primordialmente na recuperação de sillares e detalhe que a incuria de anteriores proprietários malogrou. Actualmente cuida o lugar uma associação, e já o ocupam ermitaños de forma regular.

Rocallaura é uma localidade da comarca de Urgel, na província de Lérida. É uma entidade local menor pertencente ao município de Vallbona das Freiras sendo o segundo núcleo de população em número de habitantes dentro do município.

Maio 2012
lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
Lleida 1 14 Km. 200 m. 200 m. Fácil Recorrido Circular
Maio 2012
lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Lleida 1 14 Km.
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
200 m. 200 m. Fácil Recorrido Circular