Perito Moreno – Argentina

Perito Moreno - Argentina
Perito Moreno – Argentina

O Glaciar Perito Moreno está localizado em Argentina, entre os 47º e 51º de latitud sul, nascendo do Campo de Gelo Patagónico Sur, compartilhado por Argentina e Chile. Estende-se sobre o Braço Sur do Lago Argentino, com uma frente de cinco quilómetros de longitude e sessenta metros de altura. Baptizado com esse nome em honra de Francisco Moreno criador da Sociedade Científica Argentina e activo navegador da zona austral desse país, é uma das reservas de água doce mais importantes do mundo.

É um dos glaciares mais imponentes do mundo, e tem sido considerado a oitava maravilha pelas espectaculares vistas que oferece. Situado em uma zona rodeada de bosques e montanha, fica dentro do Parque Nacional Os Glaciares, criado em 1937 na Província de Santa Cruz, no sul da República Argentina. Este parque, de 724.000 tem, tem ao todo 356 glaciares.

Em seu avanço represa as águas do Braço Rico do Lago Argentino, com o que o nível daquele chega a se elevar até 30 metro sobre o do Lago Argentino, fazendo pressão sobre os gelos. Em primeiro lugar cria-se um túnel com uma abóbada a mais de 50 metro pelo que as águas do Braço Rico descem até o Lago Argentino. A erosión causada pela água provoca finalmente o derrube da abóbada, em um dos espectáculos mais imponentes que possam presenciarse. O processo repetiu-se ao longo de intervalos irregulares: a última ruptura, que começou a se produzir o 4 de julho e culminou o 9 de julho de 2008 (11:15 hora local), só dois anos após a anterior (março de 2006). No entanto, a ruptura de 2004 produziu-se após 16 ano (fevereiro de 1988), quando a diferença de nível das águas entre o canal dos témpanos e o braço Rico chegou a 30 m. O turista pode gozar deste espectáculo a só uns 400 m de distância, em instalações especialmente criadas para a observação.

Novembro 2001
lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
Argentina 1 12 Km. 200 m. 200 m. Fácil Recorrido de Ida y Vuelta
Novembro 2001
lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Argentina 1 12 Km.
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
200 m. 200 m. Fácil Recorrido de Ida y Vuelta