Mesa Roldán – Cabo de Gata

Mesa Roldán - Cabo de Gata
Mesa Roldán – Cabo de Gata

O Parque Natural de Cabo de Gata-Níjar é o primeiro Parque marítimo-terrestre de Andaluzia.  É um parque de origem vulcânico e o espaço protegido marítimo-terrestre de maior superfície e relevância ecológica de todo o Mar Mediterráneo Ocidental europeu.

Com uma das faixas costeras de maior beleza e riqueza ecológica do Mediterráneo ocidental e uma extensão de 38.000 tens, às que há que somar uma faixa marinha de uma milha de largura (12.000 tens), o Parque Natural de Cabo de Gata se converteu em uma das jóias naturais para o turismo de Almería.

A subida a Mesa Roldán é uma experiência que satisfaz diferentes inquietudes, desde as mais genéricas ou territoriais, que valorizarão especialmente as paisagens, às mais especializadas, já seja em questões geológicas como a interpretação de diversos rastros que explicam a formação do relevo actual; sejam de cariz histórico ou cultural, porque não faltam no caminho elementos patrimoniais de interesse; ou desde depois, também não devem ficar defraudadas as miradas especialmente atraídas pela natureza viva em todas suas possíveis manifestação, já que é um território com uma notável biodiversidade.

A curiosa forma da Mesa de Roldán tem uma clara explicação na história geológica da zona, marca-dá pelo vulcanismo. Faz uns 8,7 milhão de anos formou-se um domo vulcânico que emergiu do mar como ilha ou arrecife. Actualmente é a base da meseta, suas laderas de menor pendente cobertas por matorral. A parte superior, a crista rocosa que a coroa, é produto da colonização do arrecife por coral, em tempos posteriores -faz uns seis milhões de anos- nos que teve na zona um clima tropical. Nela se pode diferenciar a banda mais alta na aparecem oolitos, que são pequenas esferas calcáreas que se formam em águas limpas, cálidas e agitadas.

Abril 2015
lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
Almería 1 4 Km. 150 m. 150 m. Fácil Recorrido de Ida y Vuelta
Abril 2015
lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Almería 1 4 Km.
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
150 m. 150 m. Fácil Recorrido de Ida y Vuelta