Fageda em Jordà e vulcão

Fageda en Jordà y volcanes
Fageda em Jordà e vulcão

Este itinerario é muito recomendável tanto por sua singeleza como pelo facto de que passa por três enclaves de grande valor natural, como o bosque de tenhas Fageda d’em Jordà, o vulcão de Santa Margarida e o vulcão do Croscat, dois dos 40 vulcão que configuram o que é o melhor expoente de paisagem vulcânico da península Ibéria.

O Parque Natural da Zona Vulcânica da Garrotxa, dependente do Departamento de Médio Ambiente da Generalitat de Cataluña, é um grande espaço protegido de 15.000 tem. Muito humanizado, compreende território de 11 município e 26 reservas naturais. É toda uma região vulcânica, com mais de 40 vulcão, a maioria de erupção tranquila (efusiva) e posteriores coladas de lava. Mas conquanto o vulcanismo é inactivo, não podemos falar de extinção.

Trata-se de uma zona muito rica em flora e fauna, com mais de 1.000 espécie de plantas, bons exemplos de hayedos, encinares, robledos secos e húmidos, e mais de 250 espécie de animais vertebrados. As paisagens da zona têm inspirado a grandes artistas, como o poeta Joan Maragall ou os pintores da conhecida escola paisajística de Olot.

Olot, capital da comarca da Garrotxa, é uma cidade com inumeráveis zonas de interesse. Importante shopping, conta com uma longa tradição artística (pintura, escultura, imaginería religiosa, artesanato belenista…) e cultural, com edifício de grande interesse: igreja de Sant Esteve (barroca) e do Tura (talha románica), claustros do Carme (renacentistas), Casa Museu Can Trincheria (casa señorial), diversos edifícios modernistas e importantes museus (Museu Comarcal, Museu dos Vulcões). Santa Pau: interessante recinto histórico que se levanta ao redor do castelo —de estrutura quadrada e construído nos séculos XIII-XIV— e a praça maior, com personalidade medieval.

Desde Olot tomamos a estrada GI-524 direcção Santa Pau. Em 4 km encontramos aÁrea de Can Serra, ponto de saída para a Fageda d’em Jordà, onde existe um ponto de informação do Parque e um estacionamento.

lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
Girona 1 10 Km. 150 m. 150 m. Fácil Recorrido Circular
lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Girona 1 10 Km.
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
150 m. 150 m. Fácil Recorrido Circular