Congost de Mont-rebei

Congost de Mont-rebei
Congost de Mont-rebei

O Congost de Mont-rebei é um lugar que faz parte da Reserva Natural Parcial da Noguera Ribagorçana-Mont Rebei. Localizado no limite entre a Baixa Ribagorça no oeste e o Pallars Jussà e a Noguera no este.

Pelo lado suroriental, pertence ao termo municipal de Àger , da Noguera, pelo norte-oriental, o de San Esteve da Sarga, Pallars Jussà. Pelo lado ocidental, é o termo municipal de Viacamp e Literà, da Baixa Ribagorça.

Trata-se de um lugar de indudable valor ecológico para a fauna selvagem que alberga, entre a que cabe destacar as aves rapaces, e pela beleza de sua paisagem agreste. Tem um grande atractivo para escaladores e espeleólogos, que encontram excelentes paredes e alguma gruta como a Colomera.

Pode-se chegar em estrada desde a Ponte de Montañana e de San Esteve da Sarga no norte, e desde Àger o sul. Existe um estacionamento público não vigiado situado na planície constituída na orla oriental ao norte do desfiladero. Há uma barraca de informação e em verão fazem-se charlas didácticas.

No lado catalan, o passo pelo desfiladero faz-se integralmente por um caminho escavado da rocha, e em alguns pontos por túnel. Cabe recordar que este caminho se situa a grande altitude e não dispõe de corrimão, pelo que não é recomendável para os meninos ou os que sofrem vertigem. Ao sul, o caminho ganha altitude e percorre as saias da montanha até divisar o embalse.

O desfiladero de Mont-rebei constitui, sem lugar a dúvida, um dos espaços naturais mais singulares dos Prepirineos, tanto desde o ponto de vista paisajístico, ao ser o único grande desfiladero livre de infra-estruturas, como por sua grande biodiversidade.

A flora e a vegetación dividem-se em duas grandes zonas: a vegetación mediterránea da vertente sul, onde as protagonistas são as carrascas, os matorrales e os prados secos, e a vegetación eurosiberiana da vertente norte, habitada por robledales. Destacam diversas espécies endémicas como o excepcional Petrocoptis montsicciana, bem como de outras espécies rupícolas como a coroa de rei (Saxifraga longifolia) ou a orelha de urso (Ramonda myconi). Também há espécies relictuales, sobrevivente de outras épocas como o tenha (Fagus sylvatica), ou também espécie que habitam graças ao sustratos e o microclima especiais do desfiladero, como a encina litoral.

Habitam várias espécies faunísticas interessantes. Dentro do grupo das aves abundam os grandes pássaros rapaces próprios dos riscos: o quebrantahuesos (Gypaetus barbatus), o alimoche (Neophron percnopterus), o buitre comum (Gyps fulvus), a águia real (Aquila chrysaetos), o halcón peregrino ( Falco peregrinus), bem como a chova amarelo (Pyrrhocorax pyrrhocorax) e bico vermelho (Pyrrhocorax graculus) e o treparriscos (Tichodroma muraria). Entre os mamíferos encontra-se a nutria comum (Lutra lutra), o gato montés (Felis silvestris), a marta (Terça-feira terça-feira), o corzo (Capreolus capreolus), o topo (Talpa europaea) e numerosas espécies de morcegos.

O percurso, que discurre em sua totalidade pela província de Lleida,  começa no estacionamento e ponto de informação da Masieta. Para chegar no ponto de início temos duas opções:

1.- Pela A2 saída Tárrega, depois até Balaguer pela C53, aqui tomamos a C13 direcção Tremp e a uns 6km de TREMP, há um desvio à esquerda direcção Guarda de Tremp que nos leva directos até o Congost. Esta estrada é MUITO estreita mas com umas vistas espectaculares. Temos de passar Alsamora e depois já encontraremos o indicador do Parking do congost, se vê desde a estrada.

2.- O mesmo mas em lugar de ir para Tremp seguimos por Balaguer até Alfarrás depois o N230 até Benabarre. Aí seguimos pela direita até o Pont de Muntanyana. Depois tomamos a estrada que vai a Tremp e a uns 700 metro há o desvio que nos leva directos ao parking do congost. Este trajecto é mas longo mas com menos curvas.

Novembro 2011
lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
Lleida 1 15 Km. 350 m. 350 m. Fácil Recorrido de Ida y Vuelta
Novembro 2011
lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Lleida 1 15 Km.
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
350 m. 350 m. Fácil Recorrido de Ida y Vuelta