Bolvir de Cerdanya a Isòvol

Bolvir de Cerdanya a Isòvol
Bolvir de Cerdanya a Isòvol

O itinerario percorre uma parte da secção do Caminho de Santiago que cruza a Cerdanya. Temos escolhido um dos trechos mais bonitos e singelos: o que segue o curso do rio Segre e vai da ermita do Remei ao santuário de Quadres, lugar que em época medieval era também hospital para peregrinos.

O Caminho de Santiago, primeiro Itinerario Cultural Europeu, tem sua origem nas peregrinaciones a Santiago de Compostela (Galiza), que se começaram a realizar a raiz da descoberta dos restos do apóstol Santiago no século IX.

As rotas européias convergían nos Pirineos, onde existiam dois caminho principais: o navarro, que cruzava Roncesvalles, e o aragonés, que atravessava as montanhas por Somport e Jaca. Junto a estas rotas principais tinha muitas secundárias. Uma delas entrava em Cataluña através dos collados da Perxa e Pimorent, e chegava a Sant Jaume de Rigolisa, em Puigcerdà, capital da comarca da Cerdanya.

Todos estes caminhos continuam vigentes e são bastante transitados, especialmente nos anos santo de Santiago, que se celebram sempre que no dia do Santo (25 de julho) cai em domingo, como ocorreu em 2004. O Caminho de Santiago passa por importantes populações, como Llívia (que conta com uma das farmácias mais antigas de Europa), Puigcerdà (localidade comercial e histórica), Bolvir (igreja románica de Santa Cecília), Bellver (que oferece muitas possibilidades para a prática do senderismo: Caminho dos Bons Homens, Rota dos Segadores, GR 150…) ou Martinet.

Durante os séculos XIII e XIV, o santuário de Quadres era considerado como uma domus hospitalis, um hospital de viajantes. O edifício primitivo era do século XII, ainda que no século XVII construiu-se um novo templo. As excavaciones arqueológicas têm permitido sacar à luz alguns elementos do antigo edifício románico, entre eles duas janelas. Desde Bellver vale a pena acercar-se a Santa Eugènia de Nerellà, com uma igreja románica declarada Monumento Histórico-Artístico que conserva o único campanario de torre de estilo lombardo inteiro da comarca. Este campanario tem uma inclinação de 1,25 metro, pelo que lho conhece como a “torre de Calca ceretana”.

Desde Puigcerdà, tomamos a estrada N-260 para A Seu d’Urgell. Em seguida chegamos a Bolvir de Cerdanya. Giramos à direita pela primeira bifurcación para o povo e imediatamente seguimos o letreiro que indica Torre do Remei». Após percorrer 50 metro encontramos a ermita do Remei, onde podemos deixar o carro; também podemos continuar uns 50 metro mais, passando por adiante da entrada do hotel Torre do Remei, e estacionar em um descampado que há diante.

lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
Girona 1 10 Km. 50 m. 50 m. Fácil Recorrido Solo de Ida
lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Girona 1 10 Km.
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
50 m. 50 m. Fácil Recorrido Solo de Ida