Vietname

Vietnam
Vietnam
Vietname

Vietname está situada no este da Península Indochina e ao sudeste de Ásia, em uma zona totalmente tropical. Ao este e ao sul de Vietname estão o Mar Oriental e o Pacífico (com mais de 3.000 km de costa); limita com Chinesa ao norte e com Laos e Camboja ao oeste.

O país tem a forma da letra S, largo no norte (600 km) e no sul (400 km) e muito estreito no centro (50 km – província Quang Binh). A distância entre dois extremos pontos do norte e do sul é de 1650 km.

Tem uma extensão de uns 331,688 km cuadradros (ligeiramente mais pequeno que Alemanha).

O sistema topográfico consiste de colinas e montanhas densamente povoadas de árvores, cobrindo um 20% do território. Um 40% do território é montanhoso e os bosques ocupam um 75%.

A Montanha de Fã Se Pan é a mais alta de Vietname (3.143 m).

O clima é tropical e monzónico; a humidade é de 84% em média durante o ano. A precipitação anual varia entre 1.200 e 3.000 mm, e as temperaturas oscilam entre 5 °C e 37°C.

Em Vietname a biodiversidade é única. Todo o país aparece coberto de vegetación, enquanto os bosques ocupam um 30% do território nacional. Na selva monzónica encontramos pinos, bambúes, planta de grandes folhas e cultivo. Os manglares rodeiam as afluentes dos deltas.

Na selva pluvial tropical habitam os grandes mamíferos do Sudeste Asiático: elefantes, urso, ciervos, tigre, pantera, leopardos, uma grande variedade de macacos, lebre, ardillas, nutrias, ave (mais de 700 espécie), reptiles (como o cocodrilo poroso e siamés, a pitón e os lagartos)e umas 450 espécie de peixes de água doce.