Tunísia

Túnez
Túnez
Tunísia

Tunísia encontra-se no norte de África, entre o Mar Mediterráneo e o Deserto do Sahara, e entre Argélia e Líbia. Para perto de 40 % da superfície de seu território é desértico, a outra parte esta constituída de terras fértiles.

No norte, há montanhas e o clima é temperado, com invernos suaves e lluviosos e verão calurosos e secos. A faixa de temperaturas no norte oscila entre 34 e 6 ºC. No sul, há desertos que se estendem até o Sahara. Não obstante, apesar de seu aridez no sul, no norte existem bosques de pinos no noroeste e prado, ideais para o ganhado, no nordeste, bem como huertos e vinha ao longo da costa oriental.

Somente o 19% da terra é cultivable, ainda que o 13% da mesma é irrigada (est. 1993). Tunicia é o país mais pequeno dos estados do noroeste de África. Tunísia ocupa o posto número 89 na lista dos países mais extensos do planeta. Tem uma superfície total de 164 418 km². Desta superfície, 155.360 km², isto é, o 94,5 % da superfície total, são terrestres. O resto, 9.058 km², o 5,5 %, são acuáticos.

O ponto mais alto de Tunísia é o monte Jebel Chambi, ao norte da cidade de Kasserine, e possui 1.544 msnm. A superfície do monte está coberta de pinos.