Noruega

Noruega
Noruega
Noruega

A paisagem de Noruega é geralmente rugoso e montanhoso, coroado por glaciares e sua costa a mais de 20.000 km (mais 10% longo que a costa de Estados Unidos) é punzada por acesso em acentuado declive conhecidos como fiordos, bem como uma multidão de ilhas e islotes. É também conhecida como a terra do sol de meia-noite já que, devido a sua localização nórdica, parte de Noruega se encontra acima do círculo ártico, onde em verão o sol não se põe e em inverno muitos de seus vales permanecem na escuridão por períodos prolongados.

Noruega bordea ao Oceano Atlántico em toda a extensão de sua costa, unido por três mar diferentes: o Mar do Norte ao sudoeste e seu grande ensenada, o Skagerrak ao sul, o Mar de Noruega ao oeste e o Mar de Barents ao nordeste. O ponto mais alto de Noruega é o Galdhøpiggen a 2.469 m de altura.

O clima de Noruega é bastante temperado, especialmente sobre a costa baixo influência da corrente do golfo. O clima do interior pode ser mais severo e para o norte podem encontrar-se as condições mais subárticas.

Noruega possui aproximadamente 30 parques nacionais, sendo os mais importantes Blåfjella-Skjækerfjella, Rondane (o primeiro parque nacional de Noruega), Dovrefjell-Sunndalsfjella, Saltfjellet-Svartisen e Hardangervidda.

As ilhas de Svalbard e Jan Mayen são também parte do território. A Ilha de Bouvet no Atlántico Sur e a Ilha de Pedro I no sul do Oceano Pacífico consideram-se dependência e não fazem parte do reino. Noruega é um dos países que reclama território em Antártida (a Dronning Maud).