
Uma baleia que imita a voz humana

A Fundação Nacional de Mamíferos Marinhos de EEUU tem registado a capacidade de imitar o som da voz humana das baleias brancas. Sem dúvida tem sido uma descoberta surpreendente, já que até o momento sabia-se desta capacidade da espécie, mas nunca se tinham conseguido uns registos tão claros e com tanta qualidade como os últimos obtidos.
Os primeiros vislumbres destas mostras foram tomados no ano 1984, quando vários pesquisadores desta mesma fundação começaram a captar diferentes sons que descreviam como duas pessoas conversando na distância. Pouco depois, um buzo que nadava junto a uma destas baleias brancas saiu à superfície perguntando a seus amigos por que lhe pediram que saísse. Disso se sacou a conclusão de que ditas palavras saíram do mamífero.
Um dos pontos mais surpreendentes desta investigação é que o conseguir esta capacidade de imitar a voz humana por parte da baleia branca supõe, segundo Sam Ridgway, de umas mudanças importantes em sua mecânica vogal, o que nos dá a entender que existe uma motivação por parte da baleia branca para se pôr em contacto com o ser humano.
Ridgway destaca que este esforço por conseguir uma aprendizagem vocal por parte da baleia supõe anos de esforço do mamífero, já que chegam inclusive a conseguir sons várias oitavas por embaixo de seu nível normal, se acercando muito ao dos seres humanos.
Para conseguir imitar a voz, a baleia tem que variar a pressão de sua tracto nasal e realizar ajuste musculares, bem como inchar o saco vestibular de seu orifício nasal. Sem dúvida uma dificuldade digna de admiração.