
Senderismo em Mojacar

Deixamos-vos uma série de rotas pelos arredores de Mojacar; bellísima população da costa de Almería.
1. Rota Sopalmo – A Rambla da Granatilla
Duração aprox.: 90 min.
Tipo de rota: senderismo e bicicleta.
Dificuldade: baixo (descenso)
Partindo desde Mojácar praia direcção a Carboneras, deixando a nosso passo a indicação de Castillo de Macenas, e passado o campo de golfe, continuamos pela estrada que nos conduz à barriada do Sopalmo, pequena e pintoresca pedanía de Mojácar. Ali observaremos a mão esquerda junto a um pequeno bar, um cartaz que nos indica o começo da rota. Este será nosso ponto de partida.
O descenso desta rota, inicia-se em uma rampa de hormigón de uns 100 metro que nos facilita a entrada directa no itinerario, descenso natural da própria rambla. Os cortes do terreno apresentam bellísimos cor em diversas faixas que vão desde a cinza ao marrón, passando pelos tons púrpura. O caminho começa com uma altitude sobre o nível do mar de uns 190 metro e seguimos o trajecto do cauce, que nos leva directamente a sua desembocadura no mar. Aqui a Rambla Granatilla se apresenta selvagem e cheia de rochas vulcânicas que se arrefeceram ao contacto com o mar. O regresso se efectua com o mesmo percurso ao inverso.
Em dias de chuva, recomenda-se não realizar esta rota.
2. Rota pela Rambla do Moro
Comarca : comarca de Levante Almeriense
Município inicial : Mojácar
Município final : Mojácar
Tempo de percurso (ida e volta) : 1.- A pé 90 90; (minuto)
Tipología : Média montanha
Longitude : 4500 metro
A rota decorre desde Sopalmo, na ALP-118, até o cortijo do Moro subindo pela rambla do mesmo nome. Corresponde com um curto trecho de uma rota bem mais longa, a Transcabrera, que prove das cortijadas da Carrasca, Os Moralicos, Cufría e A Adelfa cruzando Serra Cabrera. Já nas estribaciones desta serra a rambla nos abre passo para o mar.
3. Rota por Serra Cabrera
Comarca : comarca de Levante Almeriense
Município inicial : Turre
Tempo de percurso (ida e volta) : 1.- Carro 120 ; (minuto)
Tipología : Média montanha
Longitude : 20500 metro
Recomendação : Realizar em carro. Ainda que a estrada é muito estreita, pode-se parar na cada POI sem entorpecer o tráfico.
Na Estrada A O-150, a uns 700 m da ponte Vaqueiro sentido Turre, encontrar-nos-emos com a entrada de nossa rota. Serra Cabrera eleva-se a alturas próximas aos 900 m. sobre o nível do mar. Nela podemos encontrar povoados hispano-muçulmanos, abandonados por seus moradores uma noite de 1569, em que os moriscos que ali viviam cruzaram a Serra e fugiram a África, tomando uma barca em uma cala de Mojácar. Na rota passaremos por Cortijo Grande, onde estão as instalações do Campo de Golfe, para continuar ascendendo a Serra Cabrera onde poderemos encontrar massas de encinares e pinares únicos no litoral almeriense, tanto por sua extensão como por sua diversidade; no transitar pela zona podemos-nos topar com o halcón peregrino , águia real e perdicera, búho real, lechuza, mochuelo, currucas, bem como com a estrela da Serra, a tortuga mora, uma espécie ameaçada e protegida. Se seguimos adentrándonos surpreender-nos-ão seus rincões, por sua beleza natural e suas cortijadas como Cufría, Os Moralicos, A Carrasca, Royo Morera e seus lugares naturais como O Dondo, Cerro da Mesquita, Troçar. Seus restos arqueológicos como Gátar, Teresa, Cabrera e o Torreón de Serra Cabrera farão desta rota em um dia inolvidable.
4. Rota dos Molinos do Rio Água
No começo de nossa andadura, situar-nos-emos no termo municipal dos Gallardos, em uma região mediterránea de singular beleza na que o principal protagonista é o rio Água.
Ao longo de seu percurso são de destacar seus condicionantes geográficos e físicos, que junto com a natureza do solo e a forte erosión determinaram a fisonomía desta paisagem. Podemos apontar como curiosidade algumas espécies autóctonas que permitem uma cobertura vegetal limitadora da erosión e a aridez.
Seu clima semiárido com uma precipitação média anual de 200 a 350 mm, permite-nos observar um formoso e extraordinário contraste com clara connotaciones subtropicales.
Seu vegetación actual está constituída principalmente por tomillar, espartal e matorral, não se descartando a possibilidade de alguns endemismos dentro desta zona.
Após tomar contacto com a natureza deste meio, ao longo do transcurso do rio. É de destacar a importante presença que têm e que constituirão o itinerario de nosso percurso pelo rio: os Molinos. Exigem um alto no caminho, pois sua presença é a impressão que deixaram suas pobladores depois da busca e o aprovechamiento da água.
Estes recursos hídricos utilizaram-se pára diversos fins: Regadío na agricultura. Banho como uso terapêutico e como força motriz nos Molinos hidráulicos.
Cabe destacar algum destes molinos que através do curso do rio nos podemos encontrar: “O molino da Gruta”, situado dantes de Ponte Vaqueiro. Património Arquitectónico de Interesse Histórico Artístico, provavelmente de época árabe e praticamente construído em sua totalidade de cantería com aparejo de sillería.
Continuando rio abaixo encontramos-nos com “o Molino da Higuera”. Situado dantes de ponte vaqueiro. Em frente a ele na outra margem do rio há um pequeno manancial.
O seguinte molino que encontraremos em nossa andadura é “o Molino Novo”, em estado de conservação muito precário, já que praticamente está em ruínas. Ainda que podem-se apreciar detalhes de sua construção e com toda a infra-estrutura necessária para estudar e conhecer a tecnologia e técnica destes molinos.
Outra forma de aprovechamiento da água foram “Os Banhos”. Um balneario situado na barriada de Alfaix. Junto ao leito do rio, ao que chegaram gentes de toda a província e fora dela. Procurando repouso e propriedades terapêuticas destas águas. Barros e lodo. Hoje em dia ainda se podem ver restos destes complexos.
Continuando o rio podemos-nos acercar a Cadimar, núcleo romano, também considerado como urbes, ainda que mais bem se trata de um conjunto de villas nas que ainda se podem encontrar restos de cerâmicas utilizadas por suas pobladores que inclusive acuñaron sua própria moeda.
5. Rota Caminho da Marinhas – Gruta do Lobo
Duração aproximada: 2 hora
Tipo de Rota: Senderismo e Bicicleta
Dificuldade: média
Baixando de Mojácar direcção à Praia pela acera da direita, passamos o Centro de Usos Múltiplos que nos fica à esquerda. Mas adiante encontraremos um caminho à direita desde começa nossa rota. Seguindo este caminho asfaltado, vamos observando enquanto caminhamos ou passeamos em bicicleta, as diferentes mostras de nossa riqueza nas diferentes plantas e flor autóctonas da zona, bem como as diferentes tonalidades da terra, que nos mostra os lugares pelos que vamos passando. Conforme vamos realizando este descenso, pelo qual nos dirigimos até a orla do mar, nos encontramos com umas curvas fechadas, das quais há que ter precaução, já que por este caminho costumam passar automóveis. Esta rota vem-nos a dar à zona da praia conhecida como Gruta do Lobo, desde a qual, se pode ver e desfrutar de nossas extraordinárias praias. A rota de volta, pode-se realizar pelo mesmo caminho pelo que temos vindo ou por toda a orla da praia.
6. Rota de Sopalmo à Adelfa
Distância (ida e volta): 14 km.
Tipo de Rota: Senderismo e Bicicleta
Dificuldade: média
Tomamos a estrada de Mojácar Praia em direcção a Carboneras. Continuamos por aqui até chegar à barriada de Sopalmo, onde podemos estacionar o carro. A mão direita, tomaremos o caminho que em um princípio está asfaltado e que discurre entre os cortijos. Seguimos a rota que já se torna de terra até chegar ao Lugar chamado O Mayoral. Ascendemos uns quilómetros encontrando-nos a uns 408 metro de altitude. Seguimos o caminho até o lugar denominado a Sensata de Coscojar. Estamos a uma altitude de 600 metro, e passamos pela Mina da Pomba. Aqui podemos fazer um alto em nossa rota para recrear-nos nas maravilhosas vistas e tomar forças para seguir nossa ascensão que nos leva ao Cerro da Mina. Um pouco mais adiante encontrar-nos-emos com a Rambla da Adelfa e seguidamente uns metros mais acima, a uma altitude de uns 742 metro, chegamos a nosso destino, o Cerro de Adelfa. De volta, pelo mesmo caminho, desfrutaremos da paisagem e as vistas.
E se desejais passar em uns dias nesta maravilhosa população enquanto desfrutais de sua natureza, em Mojacar podereis encontrar todo o tipo de hotéis em Mojacar, desde pousada muito asequibles até luxuosos hotéis.