
Segura e Guadiamar, dois rios que renacen

Espanha conta com uma grande quantidade de rios em seu território, mas em muitas ocasiões não recebem os cuidados necessários e por isso vão acumulando um excesso de contaminação, o que não só afecta de forma estética aos lugares por onde decorrem, senão que também se convertem em um importante perigo tanto para a saúde dos cidadãos como para a da flora e fauna que habita em seus arredores. Não obstante, também é verdadeiro que muitas destas situações são modificadas como é o caso do rio Segura e do rio Guadiamar, os quais hoje em dia apresentam uma aparência e desenvolvimento positivos.
O rio mais contaminado de Europa
O rio Segura decorre pela cidade de Múrcia, e faz algo mais de 10 ano se encontrava em um estado deplorable devido à excessiva contaminação de suas águas. Por isso, passar por esta zona da cidade era sinónimo de ir acompanhados por uma cesta de ovos podres.
Mas isto não fica aqui, já que a fauna e flora do mesmo se viu afectada a tal ponto que era quase impossível encontrar um sozinho rincão onde pudesse se desenvolver. Suas águas luziam uma desagradable espuma blanquecina em sua superfície, o que evidentemente fez que tanto cidadão como associações ecologistas pusessem o grito no céu já que as autoridades não faziam nada para remediar a situação.
Foi então quando se começou a realizar um investimento de 640 milhão de euros para a construção de um total de 97 depuradoras. Se drenó o rio, limpou-se seu fundo e impediu-se que continuassem os vertidos industriais, e graças a isso hoje em dia conta com um aspecto bem mais atraente além de que numerosas espécies que se considerava que tinham desaparecido retornaram de novo a esta parte do rio Segura.
Ainda fica muito trabalho por diante, mas sem dúvida é fantástico poder ver como a vegetación começa de novo a se desenvolver, os peixes nadam agora em suas águas e inclusive na actualidade podemos encontrar anguilas, ave que habitam em suas águas ou inclusive que utilizam a zona como ponto de migração, e outros muitos animais que têm conseguido mudar por completo a imagem deste rio que nunca deveu perder sua identidade.
Os vertidos tóxicos em Sevilla
E se viajamos até Sevilla também podemos conhecer outro caso que faz anos preocupava muito à vecindad, e é o do rio Guadiamar, o qual se viu afectado pelo rompimento de uma balsa que pertencia à empresa Boliden na que se acumulava água contaminada pelos diferentes residuos procedentes da minería.
A ruptura de dita balsa fez que ao longo do rio se vertessem uns 6 hm³ de água contaminada com diferentes tipos de metais perigosos como o arsénico, o cadmio ou o chumbo.
Mas não tudo ficaria aí, já que a contaminação foi estendendo até o ponto de que o parque nacional de Doñana corria também perigo ao se ver afectada por ditos vertidos.
Esta situação foi uma verdadeira catástrofe especialmente para aqueles que viviam dos cultivos a pé do rio Guadiamar.
Ao todo foram necessários 90 milhão de euros, mas graças a isso na actualidade podemos ver que todo o cauce se vai recuperando de forma considerável, além de que a preocupação pela saúde de suas águas tem aumentado e isso tem feito que nunca dantes tenha sido conhecido este rio com a beleza que podemos desfrutar hoje em dia.