
Se avecinan tormenta com relâmpago

A mudança climática representa uma grande quantidade de mudanças na natureza aos que quiçá não estamos tão acostumados. Hoje vamos falar de um deles, e é que ao que parece os últimos estudos dão a entender que devido a estas modificações os relâmpagos vão ser bem mais frequentes com o passo do tempo a cada vez que tenha uma tormenta.
A actividade eléctrica dos relâmpagos
Este trabalho tem sido apresentado na revista Science, e através dele se pretende demonstrar que a actividade eléctrica durante as tormentas vai em aumento, todo isso devido à ascensão das temperaturas médias que se espera poderemos observar ao longo do presente século.
Em esencia considera-se que os relâmpagos que caem em terra aumentarão em 12% pela cada grau centígrado que aumente a temperatura no planeta. Isto significa que para o 2100 se espera que se possam observar até um mais 50% de relâmpagos dos que podemos ver na actualidade.
Os perigos dos relâmpagos
Em princípio não parece que este seja um elemento dos que nos preocupar em excesso, e mais se temos em conta outros bem mais sérios como que os pólos contam a cada vez com uma menor quantidade de gelo. No entanto isto não é assim, já que uma crescida tão rápida pode supor mais problema dos que nos imaginamos.
A razão fundamental é que a química atmosférica ver-se-á totalmente trastocada em muitos aspectos, além de que também aumentarão consideravelmente os incêndios florestais, o que significa uma importante perda para a natureza.
O aquecimento global segue imparable
Mas é importante entender que o aquecimento global não é tão só uma responsabilidade do homem, senão que a Terra conta com uns ciclos que se vão sucedendo a cada verdadeiro tempo, os quais levam ao aquecimento global e posteriormente ao enfriamiento global e assim sucessivamente.
Não obstante, todos e a cada um de nós somos responsáveis pela aceleração desta situação, isto é, é impossível a reverter, mas o que sim podemos fazer é evitar que chegue dantes de tempo.
A confiabilidade destes estudos
Também há que ter em conta outra consideração, e é que todos estes estudos se levam a cabo em função de uma série de dados que têm sido reunidos nos últimos decenios, isto é, ainda não se pode garantir a máxima exactidão, mas ao menos sim que podemos ter em conta a tendência para os próximos anos.
Por outra parte, no mesmo estudo levaram-se a cabo diferentes estatística sobre a quantidade de raios que pode chegar a cair em um lugar concreto, e o verdadeiro é que os resultados foram bastante ajustados à realidade, já que se calcula se acertou até em um 77% dos casos nos que se analisava em um ano completo, o que demonstra que pese a não dispor de todo o necessário para atingir o 100% de confiabilidade, ao menos estas predições se acercam muito à situação real, pelo que as análises que se levem a cabo mais adiante oferecerão uma veracidad bem mais ampla.