
Rota por Mulhacen e Capileira

Nesta ocasião dirigimos-nos de novo a Serra Nevada para fazer a rota do Mulhacen e baixar a Capileira.
O Mulhacen é o bico mais alto de toda a península ibéria e o segundo de Espanha. Conta com 3478,6 metro sobre o nível do mar (o mais alto é o Teide, localizado em Tenerife que tem 3718 metro).
Este bico encontra-se dentro do Parque Natural de Serra Nevada localizado em Granada, na Cordillera Penibética. A origem de seu nome é uma castellanización de M ulay Hasan, o antepenúltimo rei nazarí de Granada que ao que parece foi enterrado nestas terras.
A rota de hoje conta com um grau de dificuldade moderada e passaremos por um total de 26,67 quilómetro, o que levar-nos-á a empregar algo mais de um dia e quatro horas. Por isso é imprescindible estar perfeitamente preparados para poder acampar e levar os suficientes recursos e maletín de primeiros auxílios para evitar percances.
Por outra parte não é circular, e conta com uma altitude mínima de 1.459 metro ainda que chegaremos a passar por uma altitude máxima de 3.475 metro. Quanto aos desniveles acumulados teremos 977 metro na subida e 2.122 metro na baixada.
A maior dureza que vamos encontrar são as fortes pendentes em alguns trechos bem como a duração da rota. Por isso é importante estar preparado tanto em bagagem como em preparação física para poder cumprir nosso objectivo e desfrutar das fantásticas vistas e panorámicas incríveis que dar-nos-á nossa rota de senderismo de hoje.