
Rota pelo Canhão de Almadenes e senda da Mulata

Na nova rota de senderismo de hoje vamos preparar a subida ao Canhão de Almadenes e a senda da Mulata.
Trata-se de uma rota de dificuldade média devido a alguns trechos que são bastante duros. Não obstante, todo o percurso que nos acompanha conta com uma grande beleza, pelo que sem dúvida valerá a pena o esforço realizado. Poderemos ver algumas paisagens fantásticas e preciosas panorámicas.
A única pena é que a gruta da serreta foi fechada, pelo que não podemos entrar a ela. Por outra parte, é possível que a porta da presa se encontre também fechada; em cujo caso teremos que saltar a valla pelo lado direito e aceder a ela. Não obstante, é algo perigosa esta zona, pelo que se não nos sentimos preparados é melhor esperar a que a porta esteja aberta.
Ao todo esta rota conta com para perto de dez quilómetros e médio, passando por uma altitude mínima de 198 metro e chegando a atingir a altura máxima de 333 metro. O desnivel acumulado na subida é de 338 metro e na baixada é de 397.
Quanto ao tempo estimado que poderemos demorar na percorrer por completo serão umas quatro horas aproximadamente.
Trata-se de uma rota completamente circular, isto é, quando a finalizemos encontrar-nos-emos no mesmo ponto de partida, algo muito cómodo além de que não ver-nos-emos obrigados a repetir nenhuma parte da rota em nenhum momento.
Sem dúvida, muito recomendável se queremos desfrutar da natureza e fazer algo de exercício físico para sair da rotina.
hoje temos ido a fazer essa rota e esta fatal señalizada, ao final temos dado a volta e graças a um casal temos podido ver algo. uma catarata e uma zona de banho romano que nasce a água a temperatura de 16 grau. se alguém conhece a rota, deixar detalhe de onde começa e seu rastreamento, obrigado.