
Rota entre O Portús e A Azohía

Nesta ocasião vamos realizar uma magnífica rota com uma dificuldade moderada na que partiremos desde O Portús e finalizaremos na Azohía. Durante o transcurso da mesma passaremos por lugar como Cala Aguilar, Boletes, Cantelar, Cala Salitrona, Cala Fechada e Cabo da Subida por esta mesma ordem.
Ainda que a rota seja moderada, é importante ter em conta que se demora algo mais de seis horas em realizar, pelo que deveremos calcular bem a hora à que saímos para que não se nos faça escuro. Ao todo conta com quase 21 quilómetro, e a altitude mínima é de – 84 metro, sendo a máxima de 336 metro. Os desniveles acumulados passam de 1097 na subida a 1009 metro na baixada.
Não é uma rota circular, o qual há que ter muito em conta à hora de voltar a recolher os carros. Outro aspecto que devemos considerar é que em grande parte da rota não disporemos de cobertura em nossos telefones, pelo que para evitar contratiempos é muito importante ir sempre acompanhados.
Para esta rota é muito importante levar um calçado cómodo, gorras, t-shirts térmicas, creme solar e abundante água devido ao calor que faz na zona. Não obstante, sempre se recomenda fazer a rota entre outubro e maio, que é quando menos calor faz.
Um dos pontos mais interessantes desta rota são as paisagens banhadas em verdadeira beleza que iremos encontrando ao longo de todo o caminho, o que faz quase imprescindible levar sempre na mão a câmara de fotos.