
Rota cultural pelos castelos da Rioja

Com frequência realizamos rotas por espaços naturais fantásticos que nos embriagan e nos enchem de energia, além de que nos ajudam a compreender um pouco melhor o meio que nos rodeia e por suposto dão esse toque perfeito para melhorar nossa saúde e, por tanto, qualidade de vida. No entanto, hoje temos preparado uma rota cultural pelos castelos da Rioja, um percurso de sonho onde conheceremos alguns dos edifícios e construções mais impressionantes desta província que ademais nos compensa a sua vez com um fantástico vinho que celebrará uma inolvidable festa em nossas papilas gustativas.
A Rioja de e o bom yantar
E é que é innegable que o facto de viajar à Rioja supõe não só um turismo atraente e enriquecedor, senão que ademais está puramente centrado em nosso paladar, e é que tanto os vinhos como a gastronomia do lugar farão sem dúvida nossa experiência bem mais enriquecedora.
Desde depois não é um segredo o facto de que na Rioja podemos encontrar alguns dos melhores vinho do mundo, os quais e em base a sua tradição têm demonstrado ter a capacidade de apaixonar a todo aquele que ouse adentrarse nas belas paisagens que dão lugar ao fruto e que, depois de um esmerado esforço, nos oferecem uns caldos de verdadeiro sonho.
Sua gastronomia também contribui misturas entre a cozinha actual e mais sofisticada e a tradição dos sabores únicos que surpreendiam a nossos antepassados e alimentavam e davam energia, para fazer frente às duras jornadas que outrora eram o pão da cada dia.
A história dos castelos da Rioja
Mas além de enriquecer nosso paladar, viajar à zona dos castelos da Rioja também supõe conhecer um pouco melhor o passado heroico de suas gentes bem como as batalhas que tiveram lugar e que foram parte das mudanças que, a data de hoje, conformam a sociedade tal qual e como a conhecemos.
O melhor de tudo é que este percurso o podemos levar a cabo em um único dia, ideal para uma escapada de fim de semana onde poderemos não só desfrutar do ar livre senão também aprender um pouco mais e conhecer a beleza de sua história.
Uma boa forma de começar nossa experiência é em Cellorigo , uma localidade onde tempo atrás se dirigia um castelo medieval que a dia de hoje tem desaparecido por completo, mas ainda assim cabe destacar que foi o palco no ano 882 de uma importante batalha que enfrentava a muçulmano e cristãos.
Ademais, desde aqui poderemos ter uma panorámica fantástica das terras baixas da Rioja e desfrutar assim de umas vistas que alimentarão nosso espírito. Não esqueçamos quando nos encontremos realizando esta rota, pensar no modo em que naqueles tempos se desenvolvia a vida no lugar, e é que não há melhor maneira de conhecer nossas origens que tentar pôr no lugar e sentir em verdadeiro modo as experiências e o modo de vida que em outros momentos decorria pela cada quilómetro que agora temos por diante.