
Que te podes levar no avião se és escalador?

Os apasionados da escalada costumam viajar até novos destinos onde poder superar novos reptos e seguir perfeccionando sua técnica. Para isso as viagens em avião é muitas vezes imprescindible.
No entanto, as restrições actuais sobre as coisas que se podem levar no avião, fazem complexo eleger a bagagem de escalador adequado. Neste artigo explicamos que podemos levar a bordo e daí deve facturarse.
A mala e a bagagem de mão do escalador
Em primeiro lugar temos que ter em conta que a maioria de objectos e acessório para escalar, vamos poder facturarlos, salvo que estejamos em alguns países excessivamente restritivos.
Portanto, se podemos optar por deixar toda a equipa na mala a facturar, é uma opção com a que poupar-nos-emos problema. De facto, algumas aerolíneas inclusive têm uma disposição de malas desportivas, pelo que te recomendamos perguntar no check-in se há algum problema com o contido interior.
O outro aspecto importante da viagem para um escalador é a bagagem de mão, provavelmente mais arriscado. De maneira geral, se levas roupa na que não estejam incluídas sensatas, mosquetones ou algum acessório de escalada, deverias poder subir ao avião com ela, de modo que é uma boa maneira de ocupar menos espaço na mala.
Com respeito à bagagem de mão, praticamente nenhum acessório poderás incluí-lo sem arriscar-te a que te impeça subir ao avião com ele. Dado que muitos elementos da bagagem do escalador são objectos contundentes, qualquer aeroporto pode argumentar a imposibilidad de subí-lo, sem risco a que se utilize contra o resto de passageiros.
O regulamento peca de previsora e não permite nem sequer as sensatas de escalada, de maneira que também são um elemento que deves facturar dantes de passar pelo controle de bagagem de mão.
É também importante não levar consigo nenhum material relacionado com um kit de emergência, com iluminação nocturna ou inclusive com comida e bebida. Neste último caso, só é possível incluir recipientes de plástico com um volume não superior aos 100 ml.
Curiosamente sim poderás subir ao avião quase qualquer aparelho electrónico, de maneira que se aproveitas as inovações tecnológicas para a prática da escalada, ainda que terás que os apagar a bordo, não precisarás facturarlos (se não superam o peso máximo imposto pela aerolínea).
Como planificar a viagem de um escalador
A busca de uma viagem com voos baratos e alojamento económico, quando se quer praticar a escalada, tem dois repto importantes.
O primeiro deles é que é difícil encontrar um alojamento próximo a lugar onde escalar que gostemos, pelo que pode ser de importante planificar as comunicações do destino antecipadamente.
Em segundo lugar, por razões óbvias de segurança, há que prestar especial atenção às partes meteorológicos, conhecer o clima da zona e ir preparados ante qualquer inconveniente que pudesse surgir, tanto se estamos em lugares com alta exposição solar, como se há perigo de neve ou gelo.
Como sempre, o ideal é planificar uma viagem no que todo saia perfeito e a experiência seja muito positiva e inolvidable. No entanto, na escalada pode-se-nos esquecer qualquer acessório. Ou também podemos sofrer uma má experiência e que nos tenham impedido subir algum objecto ao avião que críamos poder levar conosco.
À hora de planificar uma viagem, o escalador deve localizar na zona aquelas lojas ou comércio onde possa repor todo este material. Se não podemos o levar conosco ou o perdemos em algum momento da viagem, teremos a garantia de poder adquirir um novo e desta maneira desfrutar de uma escalada com toda a bagagem que precisamos.
Boas noites, podes-me apoiar com uma dúvida, eu só quero levar capacete, piolet e crampones, os posso levar na mala que se documenta ?
Agradeço-te a resposta.
Se mete-lo na mala e as facturas, não terás nenhum problema.