
Parque Natural da Serra de Collserola

A Generalitat de Cataluña tem começado os trámites para declarar a Serra de Collserola em Parque Natural no 2010.
A proposta tem como objectivo ampliar em quase 700 hectare o actual território actualmente regido pelo Plano Especial de Interesse Natural.
A declaração do parque que será efectiva no primeiro trimestre do 2010 permitirá, além de ampliar seu espaço, melhorar sua conservação.
A Serra de Collserola que se estende desde o rio Llobregat até o rio Beijo no extremo norte da cidade de Barcelona possui uma vegetación mediterránea com mais de 190 espécie de vertebrados e está considerado o pulmão verde mas grande da cidade de aqui a importância de conservação, não só por motivos lúdicos do parque para os barceloneses senão também por motivo medioambientales,
O futuro parque estenderá seus domínios a nove parques da área metropolitana: Sant Cugat do Vallès, Barcelona, Cerdanyola do Vallès, Molins de Rei, Sant Feliu de Llobregat, O Papiol, Sant Just Desvern, Montcada i Reixac e Esplugues de Llobregat. Estes municípios verão seriamente limitadas suas possibilidades urbanísticas na zona.
Dentro do futuro parque destacarão dois sectores com valores naturais excepcionais: a Font Groga pela presença de robles e a Rierada-Can Bales c por possuir um bosque de ribera próprio da serra litoral catalão.