
Parque Nacional de Bialowieza

No Leste de Polónia , justo na fronteira com Bielorusia, podemos visitar o Parque Nacional de Bialowieza (PNB). É o parque nacional mas antigo de Polónia (ano 1932) e abarca uma superfície a mais de 10.000 hectare, 6.000 das quais têm uma protecção muito estrita.
O parque protege um bosque primário típico da planície européia com uma variedade inigualable de setas, planta e animal, alguns dos quais só podemos os encontrar aqui.
O símbolo do parque é o bisonte, o mamífero maior de Europa. Uns 380 instância destes mamíferos vivem aqui em liberdade, sendo a população mais numerosa do mundo.
Todas estas características levaram no ano 1977 ao declarar Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO e em 1979 Património Cultural da Humanidade.
Não podemos esquecer que o bosque se estende também em território bieloruso sendo esta zona de maior extensão e a mais difícil acesso.
No parque podemos visitar o bosque através de numerosas rotas para percorrer a pé ou em bicicleta. A zona de maior protecção só pode ser visitada com a companhia de uma guia que se pode contratar na entrada do parque. Os preços são por grupo independentemente do número de pessoas e podemos encontrar facilmente guia em espanhol.
Outras zonas de interesse são o Parque do Palácio de finais do século XIX, o museu da natureza e o bosque e a reserva e o refúgio de bisontes.
O Bialowieza podemos encontrar infinidad de lugares onde pernoctar, desde um estupendo hotel com piscina e spa, até habitação em casas particulares passando por pensão de todo o tipo. Também existe algum restaurante e algum pequeno comércio.
A parte dos caminhos que vos recomendamos a seguir, existem infinidad deles por todo o parque, uma boa opção é fazer com um mapa da zona, se podem comprar em qualquer das lojas à entrada de parque:
- Olhador de Carsa Tropina e de Ostoja Zubrow
- Pradera
- Reserva de Bisontes
- Caminho da zona protegida
Outra interessante opção é alugar uma bicicleta, que podemos encontrar em algumas pensões e loja e nos perder por este magnífico bosque único em Europa.
Mas informação: http://entremontanas.com/otros/parque-nacional-de-bialowieza