
Mancha vulcânica no Ferro

O satélite de observação da Terra Deimos-1 tem captado a mancha vulcânica gerada pela erupção submarina na ilha do Ferro durante os últimos dias. Segundo pode-se observar na imagem, tomada o 23 de outubro, a grande mancha projecta-se para o sul, desde a ilha para o oceano Atlántico, e atingindo já uma superfície superior à do ferro.
O Deimos-1, lançado ao espaço em junho de 2009, é o primeiro satélite europeu de observação da Terra de capital integralmente privado. Desenvolvido por Elecnor Deimos, está concebido para obter imagens de alta resolução da superfície do planeta que se utilizam em muito diversas aplicações, como agricultrua, planejamento do território, vigilância medioambiental, determinadas actividades de defesa, luta contra desastres naturais ou controle de recursos hídricos.
Com suas câmaras, o satélite capta imagens com detalhe de 22 metro e cobre uma larga varredura, der 640 quilómetro. O artefacto, com uma massa de uns cem kilogramos, está em órbita a 686 quilómetro sobre a superfície terrestres.