
A rota pelo Tranco do Lobo

A rota pelo Tranco do Lobo da que vamos falar nesta ocasião conta com alguns aspectos negativos, especialmente os que aumentam consideravelmente sua dificuldade. É uma rota só para aventureros que já estejam acostumados ao senderismo. Não se recomenda fazer em caso de problemas de saúde ou falta de forma física. Não obstante, se cumprimos os requisitos, sem dúvida é uma rota que merece ser realizada devido à beleza de sua paisagem e as bondades do lugar.
Ao todo esta rota compreende 21 quilómetro, e passamos de uma altitude mínima de 938 metro a uma máxima de 1741. Os desniveles acumulados são de 944 metro na subida e 832 metro na baixada.
Trata-se de uma rota circular, ainda que devido à zona, grande parte do tempo encontrar-nos-emos voltando sobre nossos passos.
O tempo estimado para finalizar esta rota é dentre oito horas e meia e nove horas, pelo que o cálculo da hora de saída deve se ter muito em conta para que não se nos jogue o tempo em cima e escureça.
A rota não se encontra señalizada, pelo que pode ser muito útil nos fazer com um GPS ou levar uma cópia do plano muito bem definida.
A rota podemos começá-la no embalse da Bolera que encontraremos nos dirigindo para Poço Alcon. Dantes de chegar a Poço Alcon veremos um desvio com um caminho de terra. Todo este percurso fá-lo-emos em carro, mas deveremos levar muito cuidado com o caminho porque parte dele se encontra em bastante mau estado. Em seguida chegaremos ao Cortijo do Molinillo, onde poderemos começar nossa rota pelo caminho que se encontra na parte de detrás.