
A rota rio Borosa e a Laguna de Valdeazores

Em Jaén , mais concretamente na Serra de Cazorla, podemos encontrar uma rota muito interessante que vamos comentar no presente articulo.
Trata-se da subida do Rio Borosa e o passo pela Laguna de Valdeazores, um percurso a mais de oito horas e meia que surpreender-nos-á por muitas razões. Esta rota é bastante difícil, pelo que está recomendada para aqueles que já têm experiência. Ademais, devido à duração do trajecto, deveremos ir suficientemente preparados para poder ir seguros e não ter inconvenientes. Por suposto, nem que dizer tem que a rota deve se realizar acompanhado.
A distância total percorrida é de pouco mais de 27 quilómetro, e as diferenças de altitude passam desde os 662 metro até os 1.285 metro no ponto mais alto. Isso sim, os desniveles acumulados são: subindo, 616 metro, e baixando 602 metro.
Todos estes cálculos incluem a ida e a volta, ainda que o verdadeiro é que a maior parte do tempo voltaremos de forma paralela pelo mesmo caminho que temos utilizado para ir.
O começo da rota é no parking do Centro de Interpretação do Rio Borbosa, justo ao lado da piscifactoría. Teremos que subir a estrada e cruzar a ponte sobre o rio pela margem direito.
Nem que dizer tem, é imprescindible que a rota a comecemos a primeira hora da manhã, o mais temporão possível, já que caso contrário fá-se-nos-á escuro à volta, especialmente tendo em conta que é possível que nos apeteça parar a descansar e repor forças no caminho.