
Gúbies do Parrissal

O rio Matarranya, depois de seu nascimento na Fonte do Teix, nas umbrías da Coscollosa, inicia um sinuoso percorrido entre parede e agulha calcáreas.
Este trecho do vale conhece-se como o Parrissal, autêntica maravilha natural onde a combinação da água, as rochas e o bosque têm criado um dos lugares mais impressionantes e encantadores do maciço do Ports de Beseit.
Esta excursión é muito frequentada, curta e acuática, recomendável sobretudo em verão, quando o banho é mais agradável, ainda que faz falta evitar os períodos muito secos em que quiçá poder-nos-emos encontrar o trecho final dos Estreitos sem água, perdendo assim a excursión uma boa parte de seu encanto.
Também se têm de evitar períodos de fortes chuvas, em que o passo pelos Estreitos pode ser muito perigoso. O caminho do Romeret é uma interessante alternativa que permito superar os Estreitos por acima sem necessidade de nos demolhar, coisa que pode ser muito necessária se fazemos a excursión em inverno ou primavera, mas se deve dizer que é um itinerario difícil e só recomendável para pessoas sem vertigem.
Para chegar até o início da excursión há que sair de Beseit pela pista do rio Matarranya que salguei da Avenida do Parrissal, seguindo o sinal que indica as Gúbies do Parrissal. Seguiremos esta pista até seu final, onde encontraremos o Pla da Mina, zona de picnic e grande explanada onde se pode deixar o carro.
A excursión a pé começa aqui e trata-se de seguir o curso do rio sorteando os charcos de água com a ajuda das passarelas de madeira e cabos metálicos. Sempre encontraremos um caminho por um lado do rio ou pelo outro, que ajudar-nos-á a seguir o itinerario.
A volta fá-se-á desfazendo o caminho de ida, de forma que a cada qual pode acabar o itinerario lá onde lhe pareça, ou lá onde possa chegar.
O desnivel é inapreciable e pode-se realizar em 2h 30′ até chegar aos estreitos.