
França libertará ursos no Pirineo

A Secretaria de Estado de ecología do Governo Francês tem anunciado que proximamente França libertar mais urso no Pirineo por considerar que a população actual, dentre 17 e 20 instância, não garante a continuidade da espécie na zona.
Apesar de não saber a quantidade de ursos que se libertassem nem a zona, os ganaderos e caçador já têm anunciado mobilização para o sábado dia 13 de março em Tarbes, no departamento dos Altos Pirineos.
Os defensores desta medida alegam que a ordem vem directamente de Bruxelas. Uma directora comunitária obriga ao Governo Francês a assegurar a sobrevivência dos ursos no Pirineo Francês. O incumprimento deste regulamento comunitário poderia inclusive levar a França aos tribunais como já lhe ocorreu a Espanha pelo incumprimento com as zonas de especial protecção de aves do canal Segarra-Garrigues.
A população actual de ursos no Pirineo este formado por 4 instância em um núcleo na parte Ocidental dos Pirineos, um núcleo de ao redor de 13 instância nos Pirineos Centrais bem perto do Parque Natural de Ordesa e Monte Perdido e um último núcleo no Pirineo Oriental formado por um casal de instâncias.