
Em parapente pelo vale de Àger

Na semana passada tivemos a oportunidade de desfrutar de um voo em parapente no Vale de Àger na província de Lleida, concretamente na Serra de Montsec, com a empresa Entre Núvols
É difícil descrever a sensação de saltar desde a vertente de uma montanha. Asseguram-nos que não passará nada, que o parapente levantar-nos-á e sustentar-nos-á. Começamos a correr, o parapente incha-se e o solo afasta-se. A nossos pés abre-se o vale de Àger, uma ampla depressão flanqueada por imponentes relevos montanhosos, na comarca prepirenaica da Noguera. O coração começa a bater com força, mas cedo a paz do meio nos serena enquanto planeamos sobre o vale.
Diz-se do parapente que é o aparelho que oferece a deslocação mais similar ao voo de um pássaro. Sem carriles nem vias marcadas, sem motor, sem coraza que nos separe do sol e do vento, sobrevoamos o vale como as águias e os buitres que estendem as asas nestes lugares serenos da serra do Montsec.
Poderíamos dizer que Àger é a capital catalã do parapente. A cada dia há novos aventureros que chegam até aqui com a ilusão de fazer um voo em parapente ou com paramotor por estas paisagens que combinam alcantilados e pendentes elevadas com planície de grande beleza.
Graças à oferta de voos biplaza que oferecem companhias como Entre Núvols, sobrevoar o vale de Àger é uma actividade ao alcance de todos. O piloto senta-se detrás, o passageiro diante para desfrutar melhor da paisagem, ambos bem unidos ao parapente.
O instrutor é quem guia e controla o aparelho, com os conhecimentos e a prática imprescindibles para resolver qualquer incidência que se possa apresentar durante o voo. O cliente só deve se propor desfrutar da experiência.
Por verdadeiro, em meu caso agradecer a Oriol, meu “porteador”, por fazer-me desfrutar do meio, por sua simpatia e atenção em todo momento. Obrigado Oriol pela experiência vivida!
Há vários pontos na serra do Montsec desde onde se lançar, mas o Coll d’Ares é o mais frequentado. Desde aqui subimos, bem abrigados porque com a velocidade e a altura aumenta a sensação de frio, e conseguimos sem dificuldade os mil metros de desnivel.
Um dos lugares mais belos que podemos sobrevoar é o estreito de Montrebei , um grande desfiladero de sete quilómetros de longo e uns quinhentos metros de profundidade aberto pelo rio Noguera Ribagorzana nas duras rochas calizas da serra do Montsec.
Uma vez baixes do parapente, recomendamos-te fazer uma rota a pé pelo Congost de Mont-Rebei que percorre o desfiladero, admirar as águas que correm ao fundo do alcantilado e observar com admiração os buitres e outras aves que aninham nos repliegues das paredes verticais. Uma rota muito recomendável para completar uma jornada cheia de emoções intensas.