
Els Ports de Beseit

“O Port”, como denominam pela zona aos Ports de Beseit, é um sistema montanhoso que faz de enlace entre as Cordilleras Prelitorales Catalão e o Sistema Ibério, e constituindo uma formidable barreira que separa as planícies do Baix Ebre e O Montsià das comarcas interior do Matarranya e a Terra Alta.
Os rios e os barrancos abriram-se passo pelas calizas destas montanhas, originando algumas maravilhosas gorgas, que são sem dúvida um dos principais atractivos destas montanhas: os Estreitos ou Gúbies do Parrissal, os Estreitos de Arnes, lhes Gúbies do Regatxol, as Gúbies do Vall Figuera, o Barranco da Paridora, o Barranco da Caramella, etc.
Os outras atractivo do Port são a fauna, representada pela cabra selvagem, denominada localmente Sauvatge (Capra pyrenaica hispanica), relativamente fácil de ver; e a vegetación, onde faz falta mencionar a existência do hayedo mais meridional da península ibéria, nem que seja misturada com pino.
Por estes lugares podem-se realizar algumas travesías muito interessantes, como por exemplo a Rota dos Estels do Sud. Um percurso de cinco dias e uns 120 quilómetro por esta zona que nos permite nos acercar a estes maravilhosos lugares.
Olá, parece-me genial que se fale desta zona tão espectacular por sua beleza e preservação; só vos comentar que quando hablais dos Estreitos de Arnés, esse povo não se pronuncia com acento na e (o qual seria referir a uma equipa de protecção de montañismo), senão que se pronuncia com acento tónico na a: Arnes, que em catalão refere aos panales de abejas, que fazem parte de seu escudo
Um saúdo
Muito obrigado pela correcção.
me encantaria que me enviásseis as fotografias que teneis dels Ports de Beceit para poder enmarcar
ESTADO EM LUGARES DIFERENTES -MAS VISITAR ELS PORTS DE BESEIT É COMO
ESTAR NO PARAISO. PERCEBES O PRAZER LA PAZ E A TRANQUILIDADE POR ESP TENHO UMA CASITA E É COMO VIVER EM FIM DE SEMANA DE CONTO