
O Urdaburu, uma cume coroada pela Real Sociedade

O futebol é uma ferramenta muito útil para a promoção de um determinado lugar, espaço ou destino turístico. Um filão inesgotável em todos os sentidos.
O fervor que acorda o desporto dentro de nossas fronteiras está fora de toda a dúvida, com publicação monográficas sobre dito desporto, com predição e dados analíticos aparecidos semana depois de semana e com infinidad de metraje televisivo registado discutindo sobre as vicisitudes do balompié.
Hoje veremos uma mostra deste facto, com um espaço que se viralizó por causa de sua interacção com um grupo de futebolistas. Falamos de o Urdaburu, um monte que se encontra na comarca de Donostialdea. Com uma altura de 599 metro, converteu-se em um ponto de peregrinación para os jogadores de a Real Sociedad. No ano 2018, o fisioterapeuta da entidade donostiarra e quatro jogadores que faziam parte do primeiro modelo –Illarramendi, Sangalli, Concha e Merquelanz– utilizaram o espaço para rehabilitarse de suas respectivas lesões. A delegação txuri-urdin aproveitou sua visita para publicar umas fotos em redes sociais e a imprensa desportiva fez-se eco deste facto. A pouca dificuldade que apresenta a travesía a converte em um espaço idóneo para as pessoas pouco iniciadas na rota montanhosa. Os quatro jogadores da Real Sociedade, apesar de ser futebolistas profissionais, encontravam-se em uma fase de recuperação de problemas físicos e não tiveram nenhum problema em coroar a cume. Um termómetro que ajuda a definir a dificuldade da ascensão: quase inexistente. Os jogadores fizeram-no ataviados com as cores da entidade futbolística e o documento gráfico era bastante curioso. Como episódio, mencionar se autodenominaron «Urdaburu Team».
A cume da montanha apresenta umas excelentes vistas da costa e da cordillera guipuzcoana. Ademais, atingir seus 600 metro de altitude consegue-se após desfrutar de um passeio agradável. Uma de melhore-las rotas relacionadas com a montanha tem seu ponto de origem em Ugaldetxo, município da província de Guipúzcoa com 10293 habitante. A distância total desta rota é de 11 quilómetro, com 3 hora de ascensión e 3 hora de volta. O meio natural é excepcional, já que a montanha faz parte de o Parque Natural de Aiako Harria.
Para iniciar a travesía só há que seguir a estrada GI-3410 e prestar atenção a os sinais habilitados que ajudam a chegar à cume. Outra alternativa é começar a aventura em o parking de Listorreta, onde encontrareis espaço para deixar vosso veículo particular. Costuma ter lugar, mas nos dias feriado pode que seja mais complicado estacionar. Tenham este dado em conta dantes de planificar a rota. Se quereis optar por uma rota similar, o monte Aizkorri tem umas características bastante parecidas e proporciona também umas vistas magníficas de seu meio.