
O deshielo em Gronelândia a cada vez mais acentuado

O deshielo em Gronelândia é a cada vez mais acentuado, o que em poucos anos poderia converter em uma situação crítica pela influência do aquecimento global.
O derretimiento de Gronelândia
Nos últimos 25 ano do século XX pudemos comprovar que a capa de gelo em Gronelândia se tinha mantido mais ou menos estável, tendo anos nos que se perdia um volume considerável mas o recuperando nos posteriores. Não obstante, a preocupação chega nestes momentos nos que, analisando os últimos 10 ano se pôde comprovar que a diminuição tem começado a ser constante atingindo aproximadamente uns 10.000 milhão de toneladas de perda a cada ano.
Um dos principais problemas deste descenso tão acentuado se deve à própria fusão do gelo, já que ao ir derritiéndose passa a estado líquido e isso força que o resto também tenha uma maior tendência a desaparecer.
Não devemos esquecer que esta circunstância está a levar a uma subida do nível do mar, o que deve traduzir no desaparecimento de muitas zonas de terra dentro em menos ano do que nos imaginamos.
O estudo do avanço do deshielo em Gronelândia
Temos constancia desta situação graças a um estudo publicado na revista Nature Climate Change realizado por uma equipa de cientistas da Universidade Técnica de Dinamarca levado a cabo graças às estações de GPS distribuídas por toda a zona e que têm permitido a análise da elevação do solo.
O resultado obtido baseia-se em que o gelo aplasta a rocha, e conforme vai fundindo se regista uma elevação a partir da qual podemos calcular de forma bastante aproximada o volume de gelo que tem desaparecido.
Desde o ano 1978 vem-se analisando este fenómeno com o objectivo de averiguar as mudanças de espessura que se produzem na parte próxima à costa, e graças a eles se pôde comprovar que a zona mais instável é o noroeste, afectando fundamentalmente ao conhecido como Zachariae.
Na actualidade considera-se que a capa de gelo de Gronelândia é um dos principais responsáveis pelas variações que se produzem relacionadas com o nível do mar em todo o planeta, ainda que experientes destacam que fundamentalmente tem adquirido uma maior representação nestes últimos 20 ano, chegando a representar aproximadamente o 16%.
O nível do mar nos últimos anos
Atendendo aos estudos levados a cabo durante os últimos anos pôde-se constatar que aproximadamente o nível do mar apresenta uma subida aproximada de 3,2 mm a cada ano, e ainda que em princípio não pareça uma quantidade desorbitada, o verdadeiro é que pouco a pouco se vai fazendo com uma porção maior de terra, além de que também devemos ter em conta que a tendência vai em aumento, o que significa que em poucos anos poderíamos ver subidas muito maiores.