
Descobre a melhore-los alpinistas de todos os tempos

Os desportos de montanha, ainda que não são maioritários e seguidos pelas massas, têm um oco para um amplo número de fãs, aos que gostam de estar informados sobre o alpinismo e todo o que acontece em torno dele.
Queres descobrir quem têm sido os melhores alpinistas de toda a história? A seguir listamos-te alguns dos mais importantes para que os conheças e descubras todo o que têm feito por este desporto.
Reinhold Messner
Nascido no ano 1944 em Tirol, destacou por ser o primeiro alpinista em coroar as 14 cumes mais altas do mundo. Também conseguiu se elevar até as 7 cimeiras mais altas do planeta e o primeiro, em todo mundo, em subir à cume do Everest sem oxigénio complementar.
Ademais cumpriu o sonho de cruzar a Antártida graças a seus próprios meios, chegando a percorrer uns 2800km. Também cruzou o deserto de Gobi e Groelandia.
Jerzy Kukuczka
Junto ao primeiro disputou-se a carreira para ser o primeiro em atingir as cumes dos 14 ochomiles no Himalaya, sendo ele o segundo; ainda que, quatro desses ochomiles fazer sem oxigénio embotellados e nas condições mais frias e duras.
Destacou, fundamentalmente, por sua fortaleza mental e sua excelente resistência física. Sua morte produziu-se na parede sul do Lhotse a 8.200 metro quando a sensata se cortou.
Walter Bonatti
Nascido em Itália no ano 1939, este alpinista conseguiu destacar por seu estilo ligeiro e auto-suficiente. A expedição italiana K2 na que participou no ano 1952, lhe serviu para coroar sua cimeira pela primeira vez na história, destacando a noite à intemperie que teve que passar a 8100 metro de altitude.
Sobretudo, destacou por suas ascensões em solitário ao pilar sudoeste da Aiguille du Dru, ao Mont Blanc e também por conseguir a primeira ascensão solitária do Cervino em seu cara norte em inverno.
Hermann Buhl

Ainda que desapareceu quando tentou conseguir a primeira ascensão do Chogolisa (de 7665 metro). Pese a seu desaparecimento, dantes já foi uma lenda ao conseguir a primeira ascensão do Broad Peak e uns quatro anos dantes, já tinha atingido a cimeira do Nanga Parbat, que é a nona montanha mais alta do mundo.
Considera-se-lhe um pioneiro do estilo alpino no Himalaya e, sobretudo, destacou por seu afán de superação e vontade, o que depois chegou a inspirar a muitos outros alpinistas.
Wanda Rutkiewicz
Foi a primeira mulher européia que conseguiu atingir a cimeira do Everest e também, no ano 1985, conseguiu subir ao Nanga Parbat e em um ano depois, se converteu na primeira mulher em subir e baixar viva da cimeira do K2. Assim mesmo, subiu à cume principal dle Shishapangma, ao Cho Oyu, ao Annapurna e ao Gasherbrum. Ainda que depois desapareceu, de forma misteriosa, tentando subir ao Kanchenjunga, o que foi um duro golpe para a comunidade de alpinistas.