
Conhecer O Calafate argentino com o Hot Sai

Nesta nota sobre O Calafate contamos-te um pouco de sua história e de algumas das excursiones que podes fazer para o conhecer desde adentro, tendo em conta as ofertas nos pacotes turísticos que se vêm com o Hot Sai da próxima segunda-feira 27… aí vamos!.
O Calafate foi fundado faz 91 ano um 7 de Dezembro, e está localizado na Província de Santa Cruz, em Argentina. Seu nome deve-se ao Calafate, arbusto patagónico de flores amarelas e frutos morados, que segundo a tradição quem come de ele… volta por mais. Esta cidade é conhecida sobre todas as coisas por ser um dos principais acessos ao Parque Nacional Os Glaciares, lugar onde repousa o majestuoso Glaciar Perito Moreno. Este parque possui uma superfície de 726.927 hectare, é o mais extenso do Sistema Nacional de Áreas Protegidas Argentinas. Criou-se com o fim de preservar os glaciares, os gelos continentais, o bosque andino e parte da estepa patagónica.
Actividade em tua viagem ao Calafate
São muitas as portas que há para abrir que te permitem conhecer lugares incríveis e inolvidables, passamos a te mencionar algumas das excursiones no Calafate, que a nosso critério não podes deixar de fazer.
·Passarela Perito Moreno: São 80 km os que separam à cidade do Calafate do Glaciar Perito Moreno, dos quais 40 km são os que atravessam ao bosque magallánico. Os balcones das passarelas permitem-nos apreciar a imensidão e a beleza do Glaciar. Lugar mágico onde o tempo se detém, porque o único que importa nesse momento é se sentar a contemplar toda essa maravilha da natureza, e se temos sorte, vivenciar algum desprendimiento. Além de tudo isto no lugar há serviços de restaurante, snack bar, sanitários e uma área de estadía diurna a uns poucos quilómetros do olhador.
·MINITREKKING: Trata-se de uma caminata com crampones acima do Glaciar Perito Moreno. Realiza-se a embarcação no Porto Baixo das Sombras e depois de 20 minuto de navegação em frente à parede Sur de dito glaciar, chega-se à zona do refúgio baseie. Esta travesía é conduzida por guias especializados de montanha, dura aproximadamente 1.30 hs. sobre o gelo e podem-se ver lagoas, pequenos arroio e grietas e a água cor turquesa que as percorre. Experiência única e inolvidable se há.
·Navegação pelo Lago Argentino: uma das mais recomendadas é a navegação pelo Braço Norte do Lago que te leva até o canal Upsala, desde onde se pode ter uma vista panorámica do Glaciar que leva o mesmo nome que o Canal. Esta excursión pode-se fazer embarcando-se em Ponta Bandeira a uns 50 quilómetros aproximados da cidade. São várias as opções que há quanto aos passeios lacustres, entre elas estão as que nos levam a conhecer os glaciares do Cerro Maio e o Cerro Negro já que só se pode chegar a eles por médio da navegação. Há ademais navegação pelo Lago Rico, pelo canal dos témpanos, o canal Spegazzini, sendo este o mais alto do Glaciar, entre outras. Até a possibilidade de viajar em Cruzeiro brindam-nos estas águas.
·Visita: A tão só 800 mts. da avenida principal do Calafate encontra-se a Reserva Natural Municipal, é uma área de conservação que alberga uma variada quantidade de aves tanto residentes como migratorias. Também a uns 8 km da cidade podemos ir conhecer “Ponta Walichu”, é um lugar arqueológico que faz milhares de anos esteve submerso no gelo da Era Glacial, habitado pelos pré-tehuelches, este lugar nos brinda a possibilidade de viajar até esse mundo milenario, observando suas pinturas rupestres originais e reproduções realizadas com as mesmas técnicas que utilizavam estes grupos.por último, ainda que um pouco mais longínquo, a uns 110 kms. Da cidade encontramos-nos com o Bosque Petrificado A Leoa e de caminho para esse lugar podemos descansar nos paradores que nos brindam todos os serviços e nos permitem desfrutar do rio que os rodeia. Neste Bosque localizado aos pés do Cerro Os Fornos teremos a possibilidade de avistar resto fóssil de diferentes dinossauros e tronco petrificados. Percorrê-lo pode levar-nos umas 3 hora aproximadamente. E se a ideia é continuar um pouco mais, podemos seguir até O Chaltén… mas este capítulo contamos-to na próxima nota.