
Ascensión ao Trevenque (Serra Nevada)

Conchi e Guillermo do Clube Mulhacén deixam-nos esta ascensión ao Trevenque.
O Trevenque é a montanha mais alta da baixa montanha granadina, tem 2080 m. de altitude, mas tem uma silhueta e um porte impecable. Os granadinos pensamos que se tivesse só os 3.483 que tem o Mulhacen, a ver quem se atrevia com ele.
É uma montanha muito transitada em circunstâncias normais, ainda que requer um esforço considerável, pois o terreno é arenoso e tem uma subida forte em parte-a final, que às vezes fazemos trepando pela parede que formam as rochas.
No entanto em inverno quando nieva, a coisa muda, ainda que não é difícil se requer atenção, pois um resbalón te pode custar caro devido à pendente que se forma, ainda assim, vale a pena o subir, pois é muito curta sua temporada de neve nesta serra, a pouca altitude faz que o sol derrita cedo a neve, no entanto com ela parecem os mini Alpes….
Ao Trevenque pode-se chegar desde vários lugares, mas o mais rápido é desde o povo da Zubia até o Canal da Espartera onde há que deixar o carro. Aqui a altitude é de 1340 m. toda a subida está muito marcada, se pode fazer mas cómoda seguindo o carril que sai ao lado justo do canal, ou bem a que nós temos feito que é subindo pelos arenales, aos quais chegamos bem pelo caminho bem por uma vereda que vai mas monte através até chegar a um pequeno olhador que nos baixa a eles, e desde aqui os remontar e sozinhos nos vão metendo na aresta que conduzir-nos-á –todo marcado- à cimeira. Esta vereda já bastante inclinada nos levasse ao mítico pino guia, (espectacular com neve) se não está nevada é algo molesta pois o terreno é de arenisca algo resbaladizo (como toda esta parte da baixa montanha). Vamos pelo cara sul do Trevenque, até um pequeno collado que girando à esquerda (ver foto) nos conduz à cimeira, desde a qual podemos ver um magnifico paisagem de Serra Nevada e Os Alayos (estes também baixa montanha). A volta fazer justo pela cara oposta para cair ao rio água blanquillas, transitable porque mal leva água e a paisagem que oferece tanto com neve como sem ela é espectacular.
A excursioncilla levou-nos quase 5 hora –com neve a topo, temos subido com botas alpinas mas sem crampones, muito cómodos, o desnivel acumulado uns 900 m. mas ou menos. A reportagem fotográfico julgai-lo vocês. O desfrute –como sempre- TOTAL.
Espero que gosteis.