
Aneto

Esta última ponte da Diada fomos subir-nos a emblematica cume do Aneto no Pirineo de Huesca.
O Aneto com uma altitude de 3.404 metro sobre o nível do mar é o bico mais alto de toda a cordillera Pirenaica. Situado no Vale de Benasque, província de Huesca, faz parte do maciço da Maladeta dentro do Parque Natural Posets-Maladeta.
No Aneto encontra-se o maior glaciar dos Pirineos, no cara norte e a partir de 2.810 metro sobre o nível do mar, com mas de 100 hectare de superfície.
A ascensión ao Aneto é das mais duras de todo o Pirineo, ainda que a maioria das diferentes rotas para subir o Aneto não apresentam dificuldade técnica alguma, há que ter em conta que se trata de um bico muito exigente pelo desnivel a superar, mas de 3.000 metro de desnivel acumulado, e pela presença do glaciar, que supõe mas de uma hora de caminata sobre o glaciar maior o Pirineo, o que implica riscos.
Para realizar esta ascensión há que ter a conta que o tempo aproximado de rota pode ser a mais de 10 hora de caminata efectiva, sem contar descansos ou as bichas que se produzem no Passo de Mahoma, etc. Por este motivo é aconselhável sair muito temporão na madrugada.
Também há que ter em conta que em qualquer época do ano precisaremos cranpones e piolet ou pau de montanha para passar o glaciar.
Aqui deixo-vos o enlace com toda a informação desta ascensión: Aneto