Tenerife

Tenerife
Tenerife

Tenerife é uma ilha muito abrupta e vulcânica, cujo relevo tem sido esculpido por sucessivas erupções ao longo da história (a mais recente foi a do Chinyero em 1909). Sua formação começou a gestarse no fundo oceánico faz uns 20-50 milhão de anos.  Depois de longo tempo de agregado de materiais o nascimento da ilha produziu-se no final do Mioceno (Era Terciária). Faz sete milhões de anos emergiram as zonas de Teno, Anaga e Maciço de Adeje, na que se denomina Série Basáltica Antiga ou Série I. Constituíram-se deste modo três ilha cronológica e estratigráficamente diferentes no extremos oeste, este e sul da actual Tenerife.

Em tempos mais próximos (200.000 ano), começam as erupções que levantariam o Edifício Pico Velho-Teide no centro da ilha, sobre a Caldera das Cañadas. O Bico do Teide com 3.718 metro sobre o nível do mar e mais de 7.000 sobre o fundo oceánico, é o ponto mais elevado da ilha, do território espanhol e de todas as terras emergidas do Atlántico. Este vulcão, o terceiro maior do planeta, é por antonomasia o símbolo de Tenerife. Sua situação central, suas importantes dimensões, sua silhueta e sua paisagem nevado, dotam-no de uma singular personalidade. Já os aborígenes o consideravam lugar de culto e adoración.

Desde 1954 o Teide e todo o circo de seu arredor (ainda que teve uma ampliação posterior de seus limites), está declarado como Parque nacional. Ademais, desde junho de 2007 está incluído, pela UNESCO, dentro dos espaços Património da Humanidade como Bem Natural.

A abrupta orografía isleña e sua variedade de climas dão como resultado um território de múltiplas paisagens e forma, desde o Parque Nacional do Teide com seu amalgama de cores fruto das sucessivas erupções vulcânicas, até os Alcantilados dos Gigantes com suas paredes verticais, passando por zona semidesérticas com plantas resistentes à sequedad no sul, ou por ambiente de carácter meramente vulcânico como é o Malpaís de Güímar.

Também conta com praias naturais como a do Médano com lugares protegidos em seu meio como Montanha Vermelha e Montanha Pelada, vale com cultivos tropicais e subtropicales, arborizados lugares de laurisilva nos maciços de Anaga e Teno com profundos e escarpados barrancos e extensos bosques de pinos acima desta última formação vegetal.

A ilha de Tenerife desfruta de uma diversidade ecológica pese a sua reduzida superfície, que é consequência de umas condições ambientais especiais, já que a acidentada orografía reinante modifica localmente as condições climáticas gerais, originando uma extraordinária variedade de microclimas. Esta vasta existência de microclimas e, portanto, de hábitats naturais, faz-se manifesta na vegetación insular, constituída por uma flora rica e variada (1400 espécie de plantas superiores), entre as que destacam numerosos endemismos canarios (200) e tinerfeños (140).

A Tenerife conhece-lha internacionalmente como a «Ilha da Eterna Primavera». A atribuição desta denominação climática produz-se em grande parte graças aos ventos alisios, cuja humidade, principalmente, se condensa nas zonas de medianías do norte e nordeste insular, constituindo amplos mares de nuvens que se dispõem preferencialmente entre os 600 e 1.800 metro de altura.

Outro factor que influi na macieza do clima das Ilhas com respeito ao que por latitud corresponderia (Deserto do Sahara), é a corrente marinha fria de Canárias, que enfría a temperatura das águas que banham a costa e praia isleñas com respeito à ambiental. Por último, a própria orografía tinerfeña também teria que a ter em conta nesta terna de agentes encarregados de fazer realidade o anteriormente citado eslogan.

Janeiro 2006
lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
Sta. Cruz Tenerife 3 28 Km. 1900 m. 1900 m. Fácil Excursiones Independientes
Janeiro 2006
lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Sta. Cruz Tenerife 3 28 Km.
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
1900 m. 1900 m. Fácil Excursiones Independientes