A Gomera

La Gomera
A Gomera

A Gomera tem uma superfície de 369,76 km quadrados e seu ponto mais alto é o Garajonay, com 1.487 m de altitude.

A ilha conta com o Parque Nacional de Garajonay (ver mapa do parque), declarado em 1981 e posteriormente nomeado pela UNESCO como Património da Humanidade. Alberga uma jóia natural própria do Terciário, o bosque de Laurisilva. Está formado por uma grande variedade de árvores que conservam sua follaje durante todo o ano, de carácter subtropical, directamente relacionado com uma elevada humidade e temperaturas suaves. Nele se podem encontrar fayas, brezos, laureles, helechos, etc. A zona vê-se afectada pelo mar de nuvens pelo que a condensación do vapor de água nas folhas das árvores (chuva horizontal) eleva de maneira considerável a quantidade de água no terreno. O Parque pode percorrer-se facilmente graças aos numerosos caminhos que o atravessam.

Outros espaços naturais protegidos são A Reserva Natural Integral de Benchijigua, A Reserva Natural Especial de Puntallana, O Parque Natural de Majona, O Parque Rural de Vale Grande Rei e A Paisagem Protegida de Orone, entre outros.

A ilha conta com centos de endemismos vegetales e animal, que fazem que seja rica em biodiversidade e natureza. Entre os endemismos animal da Gomera destaca o Lagarto Gigante da Gomera (Gallotia bravoana), possivelmente um dos vertebrados mais ameaçados do mundo. Só se conhecem umas poucas instâncias em um risco de difícil acesso. O governo canario tem elaborado um plano para sua recuperação.

A Gomera, ao igual que o resto das Canárias, é uma ilha vulcânica, mas os episódios deste tipo podem se considerar extintos nela, tendo lugar os últimos faz uns dois milhões de anos. Devido a esta falta de erupções em época recente, a erosión da água tem traçado numerosos barrancos e na costa tem delineado prominentes alcantilados. Exemplo disso é o espaço natural protegido dos Órgãos, no norte da ilha.

A economia baseou-se ao longo da história na agricultura e no sector primário em general. A agricultura tem tido uma dupla vertente, por um lado o autoabastecimiento (hortalizas) e por outro a exportação (plátano). Com uma superfície a priori não propícia para esta actividade, o cultivo tem sido possível graças aos terraços construídos no terreno e a rede de canais e sistema de riego.

Nos últimos anos o desenvolvimento económico orientou-se para o turismo. Os núcleos turísticos emergentes são Vale Grande Rei, Praia Santiago e San Sebastián da Gomera.

Agosto 2007
lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
Sta. Cruz Tenerife 7 55 Km. 2695 m. 2695 m. Fácil Excursiones Independientes
Agosto 2007
lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Sta. Cruz Tenerife 7 55 Km.
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
2695 m. 2695 m. Fácil Excursiones Independientes