Grande Canaria

Gran Canaria
Grande Canaria

A ilha de Grande Canaria é a terça em extensão e a segunda em população do archipiélago canario e tem sido baptizada como continente em miniatura pela diversidade de seu clima, sua geografia, sua flora e sua fauna.

Tem uma forma circular com um maciço montanhoso no centro. Sua altitude máxima é o Bico das Neves com 1.949 metro. Destacam também alguns monumentos naturais como o Roque Nublo (1.813 metro) e o Roque Bentayga.

Grande Canaria é Reserva da Biosfera declarada pela UNESCO o 29 de Junho de 2005 abarcando um 46% do território terrestre e 100.458 tens. de zona marinha.

Na ilha podemos distinguir duas zonas ou região:

O Nordeste (Neocanaria) de formação mais recente e onde aparecem alguns terrenos sedimentarios e de formação submarina. Nesta zona encontramos terraços e alguns cones vulcânicos como a Montanha de Arucas, o Bico e Caldera de Bandama, bem como outras calderas de erosión no este, em Tenteniguada, Temisas e Tirajana. Também encontramos nesta zona alguns planos. Nesta região localizam-se os barrancos de Telde, Guayadeque e Tirajana.

No extremo Nordeste encontra-se uma pequena península chamada A Isleta, unida ao resto da ilha pelo Istmo de Guanarteme, com as praias das Canteras e As Alcaravaneras situadas a suas margens.

Sudoeste (Tamarán). A parte mais antiga da ilha, feito que pode se constatar facilmente pela quantidade de barrancos que aparecem. A esta região pertence também o centro da ilha, onde encontramos as altitudes máximas. Destaca por outro lado o maciço de Tamadaba com seus alcantilados. O Risco Faneque, situado a poucos metros da costa, tem uma altitude de 1.096 metro sobre o nível do mar. Nesta região localizam-se os barrancos da Aldeia, Agaete, Arguineguín e Fataga, entre outros. Cabe destacar também a reserva natural especial das Dunas de Maspalomas, uma das zonas turísticas mais importantes de Canárias, junto com a anexa Praia do Inglês.

Grande Canaria possui 32 Espaços Naturais protegidos, entre os que destacam o Parque Rural do Nublo, a Selva de Doramas, o Barranco de Azuaje, Tamadaba, Pino Santo, Inagua, etc. Os roques são formações vulcânicas de tipo rocoso que se erigen na paisagem. Destacam o Roque Nublo, com 1.813 m de altitude (símbolo da ilha), o Cura (também conhecido como O Fraile), A Rana, O Dedo de Deus, Bentayga, o Roque de Gando, e o Peñón Bermejo. Algumas praias da ilha são Maspalomas, Praia do Inglês, praia das Canteras, Porto Rico, A Laja, San Agustín, etc.

Janeiro 2007
lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
As Palmas 3 33 Km. 2000 m. 2000 m. Fácil Excursiones Independientes
Janeiro 2007
lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
As Palmas 3 33 Km.
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
2000 m. 2000 m. Fácil Excursiones Independientes