Rota do Ter

Ruta del Ter
Rota do Ter

Seguir o curso do rio Ter permite combinar paisagens ricos em flora e fauna (Pirineos, meandros de Osona, pântano, planície urbana de Salt-Girona e humedales) com o interesse artístico e cultural dos povos e as cidades da rota. Uma boa parte do itinerario, ademais, passa por zonas integradas dentro da Rede Natura 2000. Avançaremos por todo o tipo de caminhos: GR, PR, vias verdes, pistas florestais, caminhos históricos e —só em alguns quilómetros— estrada asfaltadas.

Para facilitar a descoberta do território criaram-se quatro rota temáticas que, ao longo do traçado do rio, destacam diversos aspectos relacionados com o ecosistema fluvial: o património cultural vinculado aos usos da água (presas, ponte, colónia, lavaderos, fábrica, turbinas…), o património natural (hábitats, paisagem, fauna e geologia), o património literário (com autor como Miquel Martí i Pol, Jacint Verdaguer, Santiago Rusiñol…) e as impressões das inundações históricas.

Há que se propor a rota em mais ou menos dia segundo as populações pelas que se queira passar, a possibilidade de visitar o património cultural e artístico e o tipo de utente (senderistas mais experientes, grupo de amigos, família com menino, etc.). Ao longo do itinerario encontraremos toda a classe de alojamentos —hotel, campings, casa de turismo rural— e empresas locais especializadas em senderismo que nos podem organizar o percurso. Trata-se de uma rota que se pode combinar facilmente com trecho de cicloturismo.

O início do caminho encontra-se a poucos metros do refúgio de Ulldeter acha-se o nascimento do rio Ter. Para aceder ao refugi de Ulldeter, desde Girona dirigimos-nos a Ripoll e Camprodon, onde tomamos a estrada GIV-5264 que vai até Setcases. Continuamos depois para a estação de esqui de Vallter 2000 até que, a mão esquerda, encontramos o caminho GR 11, que leva ao refúgio de Ulldeter .

lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
Girona 12 250 Km. 3000 m. 3000 m. Média Recorrido Solo de Ida
lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Girona 12 250 Km.
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
3000 m. 3000 m. Média Recorrido Solo de Ida