GR-20 Córcega

GR-20 Córcega
GR-20 Córcega

O GR 20, localizado na ilha francesa de Córcega , é um caminho de grande percurso que cruza a ilha de noroeste a sudeste em um durísimo GR de montanha com uma longitude de uns 180 quilómetro e mais de 22.000 metro de desnivel acumulado.

Une os povos de Calenzana , ao Noroeste, com o povo de Conca , ao sudeste, e decorre em sua totalidade dentro do Parque Natural Regional de Córcega.

O GR-20 creio-se na década dos 70, com a ideia de criar um caminho que avançasse pela linha divisória das cuencas hidrográficas oriental e ocidental da ilha. Mas até a criação do Parque Natural de Córcega no ano 1972 não se lhe deu o impulso definitivo com a señalización e acondicionamiento dos refúgios.

Está considerado um dos GR mais bonitos de Europa e também um dos mais duros de todo o continente. Boa parte dos senderistas abandonam nas primeiras etapas o que põe em evidência a grande exigência física e mental deste percurso. Ter em conta que tem uns 180 Km. de longitude, com um desnivel acumulado de 22.000 metro, a isto lhe acrescentar alguns passos e etapas aéreas com bastante dificuldade e aderezarlo com um calor sofocante se o fazeis durante os meses de verão.

Esta rota pode-se realizar em aproximadamente entre 10 e 15 etapa e em qualquer dos dois sentidos da marcha, mas há que ter em conta que os trechos mais duros de montanha os encontramos na metade norte.

As guias francesas propõem a rota em sentido de norte a sul em 15 dia. A única guia escrita em espanhol, realiza-a em sentido inverso e em tão só 10 etapa.

Nós decidimos fazer à francesa”, isto é de Norte a Sur e em 15 etapa. Achamos que foi um grande acerto já que de outra maneira estamos convencidos de que não tivesses podido o acabar inteiro e em algum momento tivéssemos morrido” na tentativa.

Menção aparte merecem os refúgios corsos: mau equipado, bastante sujos, sem mantas,  e em general muito descuidados. A comida dentro da média do resto de serviços, má e escassa. Podeis encontrar mais informação sobre os refúgios do GR-20 na página site de Parque Natural: http://www.parc-corse.org/ (Podeis realizar as reservas neste mesmo site).

Agosto 2009
lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
França 15 175 Km. 11320 m. 11377 m. Alta Recorrido Solo de Ida
Agosto 2009
lugar
Lugar
Núm. de estapas
Dia
Longitud
Longitude
França 15 175 Km.
Desnivel Positivo
Desnivel Desnivel Positivo
Desnivel Negativo
Desnivel Desnivel Negativo
Dificultad
Dificuldade
Tipo de ruta
Tipo rota
11320 m. 11377 m. Alta Recorrido Solo de Ida